PR inicia terça-feira "presidência na ilha" do Maio com foco em direitos, estabilidade e crescimento inclusivo

Inicio | Sociedade
PR inicia terça-feira "presidência na ilha" do Maio com foco em direitos, estabilidade e crescimento inclusivo
08/12/25 - 01:38 pm

Porto Inglês, 08 Dez (Inforpress) – O Presidente da República inicia esta terça-feira, 09, uma presidência de quatro dias na ilha do Maio, dedicada ao contacto com a população e instituições locais, sob o tema “Direitos fundamentais, estabilidade institucional e crescimento inclusivo”.

A agenda de José Maria Neves arranca às 11:30 com um encontro com o presidente da Câmara Municipal do Maio, Valdino Rely Brito, seguido, às 12:00, de uma reunião com a equipa camarária. 

Durante a tarde, o chefe de Estado fará visitas a várias confissões religiosas, incluindo a Igreja do Nazareno, Igreja Católica e Igreja Adventista, terminando o primeiro dia com uma deslocação à Casa Djarmai.

Na quarta-feira, a agenda inicia-se às 09:00 com uma visita ao Centro de Saúde, seguindo-se passagens pela Cruz Vermelha e pela empresa Águas e Energias do Maio (AEM). 

Está igualmente prevista, às 10:30, uma aula magna na Escola Secundária Horace Silver, dedicada ao tema “A Declaração Universal dos Direitos Humanos, as liberdades e a democracia no Século XXI”.

À tarde, José Maria Neves desloca-se à comunidade de Figueira, onde visitará as obras de reabilitação da Unidade Sanitária de Base. Seguem-se visitas às localidades de Figueira Horta, Figueira Seca e Barreiro, encerrando o dia com um encontro com a Associação Regional de Futebol e presidentes dos clubes, na Casa da Juventude.

A quinta-feira, 11, será dedicada à zona norte da ilha, com destaque para visitas ao Parque Natural do Norte do Maio e aos projectos ambientais da Fundação Maio Biodiversidade (FMB). 

Estão igualmente previstas acções ligadas à preservação dos recursos pesqueiros, incluindo monitorização comunitária na Calheta e uma campanha de plantação na Escola Básica da localidade.

Ao longo do dia, o Presidente visitará ainda obras de requalificação do jardim infantil da Calheta, bem como várias comunidades, entre elas Pilão Cão, Pedro Vaz, Cascabulho e Morrinho, culminando com um encontro comunitário na Calheta.

A presidência na ilha termina na sexta-feira, 12, com visitas ao empreendimento turístico Vila Maris e ao Centro de Cerâmica do Morro. 

A agenda inclui ainda passagens pela Cooperativa de Sal, pelas obras de requalificação do mercado de peixe e contactos com pescadores e peixeiras na Praia Bixi Rotxa.

RL/CP

Inforpress/Fim

Partilhar