Ilha do Sal: Controladores de tráfego aéreo marcam nova greve de 72 horas entre 13 e 16 de Dezembro

Inicio | Sociedade
Ilha do Sal: Controladores de tráfego aéreo marcam nova greve de 72 horas entre 13 e 16 de Dezembro
08/12/25 - 12:08 pm

Espargos, 08 Dez (Inforpress) – Os controladores de tráfego aéreo decidiram avançar com uma nova greve de 72 horas, entre os dias 13 e 16 de Dezembro, após suspenderem o protesto iniciado no passado dia 03.

A decisão foi anunciada pelo Sindicato dos Transportes, Comunicações e Administração Pública (Sintcap), que representa a classe, na sequência da auscultação feita aos profissionais.

A primeira greve, que teve início às 07:30 do dia 03 e deveria estender-se por 72 horas, foi suspensa poucas horas depois devido à requisição civil decretada pelo Governo, que obrigou a totalidade dos controladores a retomar o trabalho.

Segundo o sindicato, em uma nota de imprensa, a medida governamental foi tomada sem observância dos procedimentos legais previstos nos artigos 123.º e 124.º do Código Laboral, constituindo, na visão da estrutura sindical, uma tentativa de “esvaziar o sentido da luta”.

A paralisação de Dezembro, continuou a mesma fonte, visa exigir respostas às reivindicações entregues à administração da empresa nacional Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) em Setembro.

Entre as principais demandas estão, melhor enquadramento da carreira,
actualização do subsídio de turno, pagamento mensal das horas extraordinárias realizadas durante períodos de descanso semanal ou suplementar, especialmente entre as 23:30 e às 07:30, atribuição do descanso compensatório pela continuidade da escala e a normalização do subsídio de refeição, nos moldes anteriores.

Após a suspensão da primeira greve, o sindicato reuniu-se com a classe, que manifestou “firme posição” no sentido de retomar a luta, levando à entrega de um novo pré-aviso no próprio dia 03, dirigido à administração da ASA e à Direcção Regional do Trabalho.

A nova paralisação está prevista para começar às 07:30 do dia 13 e terminar às 07:30 do dia 16 de Dezembro, mantendo a mesma pauta reivindicativa e o mesmo âmbito da anterior.

Entretanto, a Direcção Regional do Trabalho já convocou o Sintcap e a ASA para uma reunião de mediação no dia 10, às 09:30, com vista à tentativa de aproximação entre as partes e eventual resolução do conflito laboral.

O sindicato reforçou, em comunicado, a sua “total disponibilidade e abertura para o diálogo”, manifestando esperança de que a mediação permita encontrar soluções que ponham fim ao clima de tensão no sector.

NA/CP

Inforpress/Fim

Partilhar