Porto Novo, 27 Out (Inforpress) – O caminho vicinal que dá acesso a Pascoal Alves, uma das comunidades mais isoladas no município do Porto Novo, em Santo Antão, está a desaparecer, alertaram hoje os moradores dessa aldeia.
“Há muitos anos que, praticamente, não temos caminho por onde andar”, lamentou a moradora Brígida Santos, para quem o desaparecimento do caminho que liga Pascoal Alves a outras localidades do Planalto Norte se deve à ausência de intervenção.
Os moradores têm estado a pedir a reabilitação do caminho vicinal que dá acesso a Pascoal Alves, sob pena de desaparecer e agudizar ainda mais a situação de isolamento dessa comunidade, onde ainda reside mais de uma dezena de famílias.
Uma outra situação de que os habitantes se têm queixado constantemente tem a ver com a falta de comunicação telefónica, conforme constatou a Inforpress.
Por causa do isolamento, Pascoal Alves, uma zona também muito fustigada pela seca, tem vindo a perder a sua população, encontrando-se a residir nessa aldeia apenas 13 famílias que, ainda assim, conseguem viver da pecuária.
Para amenizar a situação, Pascoal Alves foi contemplado pelo projecto de abastecimento de água ao Planalto Norte e foram instalados, em 2020, nas casas kits fotovoltaicos que fornecem luz eléctrica às pessoas.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar