
Assomada, 03 Dez (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional apelou hoje a uma maior valorização das crianças com deficiência, defendendo que a sociedade cabo-verdiana deve tratá-las com dignidade, amor e igualdade, sem as rotular pelas suas limitações.
Austelino Correia falava durante a entrega oficial de uma viatura à Associação Acreditar, no âmbito da celebração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, assinalado esta terça-feira, 03 de Dezembro, no concelho de Santa Catarina, Santiago Norte.
Segundo afirmou, a iniciativa visa reforçar o compromisso de um Parlamento “mais próximo, aberto e atento às necessidades dos que mais precisam”.
Este dirigente explicou que a viatura doada vai apoiar no transporte das crianças atendidas pela associação, ressaltando que a oferta resulta de uma parceria com a Embaixada da República Popular da China.
Ainda, no âmbito desta parceria, a associação Acreditar recebeu um cheque no valor de 836.158$00.
Desse montante, 720.000$00 destinam-se a assegurar a contratação de um condutor, por um período de dois anos, e 116.158$00 correspondem ao subsídio de combustível.
“Não viemos aqui fazer política. Viemos exercer a missão de um Parlamento que toca as pessoas, que ouve os problemas reais e procura soluções concretas”, sublinhou, apelando aos pais para continuarem a cuidar dos filhos com amor e fé, pois “quem espalha amor colhe felicidade”.
Por seu turno, o embaixador da China em Cabo Verde, Zhang Yang, destacou que esta doação expressa o carinho e o compromisso do povo chinês com a inclusão social em Cabo Verde, reforçando a proteção das crianças com deficiência e dos grupos mais vulneráveis.
O diplomata manifestou ainda a disponibilidade do seu país em continuar a cooperar nas áreas da educação, assistência social e saúde.
Já a presidente da Associação Acreditar, Elisa Varela, agradeceu o apoio, afirmando que a viatura “era uma necessidade urgente”, dada a dificuldade de mobilidade das crianças do centro.
Segundo disse, o novo meio de transporte permitirá deslocações entre várias localidades de Santa Catarina e facilitará o acesso a consultas e outras atividades na cidade da Praia.
A iniciativa, realizada no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, reforça o compromisso institucional com a inclusão e o respeito pela diferença, numa ação que, segundo o presidente da Assembleia Nacional, “não deixa ninguém para trás”.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar