Santiago Norte: "Reconhecimento continental reforça responsabilidade na liderança parlamentar" - Austelino Correia

Inicio | Cooperação
Santiago Norte: "Reconhecimento continental reforça responsabilidade na liderança parlamentar" - Austelino Correia
03/12/25 - 07:30 pm

Assomada, 03 Dez (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional afirmou que o título de Legislador Africano do Ano 2025 é motivo de orgulho nacional e reforça a sua responsabilidade em liderar um Parlamento moderno, inclusivo e preparado para novos desafios.

Austelino  Correia falava à imprensa no município de Santa Catarina, Assomada, a propósito da sua distinção pela African Leadership Magazine, no âmbito do prestigiado prémio African Persons of the Year (POTY).

O chefe da casa parlamentar considera que a distinção é “um ganho para Cabo Verde e para a democracia cabo-verdiana”, refletindo o esforço contínuo para elevar o prestígio e a credibilidade da Assembleia Nacional desde que assumiu funções, em 19 de Maio de 2021.

“Desde a minha posse, tenho trabalhado para recuperar a imagem do Parlamento cabo-verdiano. Essa distinção não significa que o processo esteja concluído, mas demonstra que estamos no bom caminho. A política pode ser feita com pedagogia, respeito e diálogo, porque ninguém é autossuficiente na política”, afirmou.

Correia sublinhou ainda que o prémio aumenta o grau de exigência sobre o seu mandato, reforçando o compromisso com uma liderança baseada na equidade, probidade e respeito institucional.

“Sinto-me cada vez mais responsável por continuar a desempenhar as minhas funções com distanciamento e rigor, respeitando todos os partidos com assento parlamentar e os órgãos de soberania, nos termos da Constituição e do Regimento”, garantiu.

O Prémio African Persons of the Year distingue personalidades africanas cuja visão, coragem e ações inovadoras contribuem para o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento institucional e o progresso económico do continente.

Nesta edição, além do líder cabo-verdiano, foram igualmente homenageadas figuras como Netumbo Nandi-Ndaitwah, presidente da Namíbia, distinguida como Líder Política Africana do Ano, e Mandisa Maya, chefe de Justiça da África do Sul, reconhecida como Líder Feminina Africana do Ano.

A cerimónia oficial de entrega dos troféus está agendada para 27 e 28 de Fevereiro de 2026, em Accra, Gana, onde os vencedores assinarão o troféu e receberão os respetivos instrumentos honoríficos.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar