
Mindelo, 03 Dez (Inforpress) – O programa Pro PALOP-TL realiza, no Mindelo, uma formação dirigida a associações da sociedade civil com o objectivo de fornecer aos agentes sociais instrumentos que permitam analisar e compreender o Orçamento do Estado.
A iniciativa é organizada em conjunto com a Plataforma das ONG, o Fórum CV e outras instituições parceiras da Pro PALOP-TL e enquadra-se no programa conjunto de promoção e disseminação descentralizada de informação sobre os processos e políticas orçamentais.
Neste caso, tem como foco a proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2026, com o objectivo de dotar e partilhar ferramentas com a sociedade civil para que esta possa analisar o documento, explicou a coordenadora do Pro PALOP-TL, Lidiane Nascimento.
“Para entenderem que o Orçamento do Estado é um instrumento para o cidadão e cabe ao cidadão o entender avaliar e monitorar a sua implementação”, sublinhou a mesma fonte.
Neste sentido, acrescentou Lidiane Nascimento, as organizações da sociedade civil têm um papel preponderante por estarem mais próximos dos cidadãos e quem compete desmistificar os meandros do documento e o apresentar da forma mais simples.
Um propósito que se quer atingir com a formação programada até quinta-feira, 04, e que envolve várias Organizações Não Governamentais (ONG) mindelenses.
O programa Pro PALOP-TL visa reforçar a governação económica em Cabo Verde promovendo a transparência e a eficiência na gestão das finanças públicas.
Conta com um financiamento de cerca de sete milhões de euros através da União Europeia e com implementação através do PNUD, em colaboração com o Ministério das Finanças.
LN/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar