Praia: Liceu Domingos Ramos destaca respostas personalizadas para inclusão de alunos com NEE

Inicio | Sociedade
Praia: Liceu Domingos Ramos destaca respostas personalizadas para inclusão de alunos com NEE
03/12/25 - 01:34 pm

Cidade da Praia, 03 Dez (Inforpress) - A directora do Liceu Domingos Ramos destacou hoje o trabalho do Agrupamento VI na inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), através da identificação, sinalização e planos educativos individuais, assegurando respostas pedagógicas personalizadas.

Celina Mendes falava em declarações à Inforpress por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, assinalado anualmente a 03 de Dezembro.

Conforme frisou, a prioridade do agrupamento é promover a inclusão desses alunos no sistema educativo, envolvendo professores, pais e a técnica especializada, Fátima Barbosa, no acompanhamento e desenvolvimento de estratégias educativas adaptadas.

"Trabalhamos com os recursos disponíveis, mas o empenho dos encarregados de educação, dos professores e da técnica Fátima Barbosa tem sido essencial para darmos resposta a estes alunos”, afirmou Celina Mendes, reconhecendo que, apesar dos resultados positivos, são necessários mais recursos e maior colaboração para atender a todas as necessidades.

A técnica de educação especial, Fátima Barbosa, explicou que o sistema de sinalização, previsto na Lei n.º 9/2024, permite definir respostas educativas específicas, incluindo escolarização regular até ao 12.º ano ou currículo adaptado até ao 8.º ano, preparando os alunos também para o mundo do trabalho quando necessário.

Fátima Barbosa indicou que o agrupamento desenvolve projectos de capacitação para professores e directores de turma, focados na compreensão da diversidade em sala de aula, prevenção do ‘bullying’ e promoção da interajuda.

A equipa desenvolve projectos de sensibilização e acompanhamento, preparando os alunos para a escolarização regular ou, quando necessário, para currículos específicos e encaminhamento ao mundo do trabalho.

Actualmente, o Agrupamento VI acompanha 67 alunos com necessidades educativas especiais, distribuídos pelo Liceu Domingos Ramos (23), Escola de Lavadouro  (22), Escola SOS e Escola Não Agrupada do Complexo Estudantil Graça  da Criança Muitos dos alunos já possuem relatórios médicos, enquanto outros aguardam avaliação especializada.

Está prevista uma jornada educativa para avaliar o progresso e os desafios futuros do programa.

TC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar