ONU-Habitat reafirma compromisso com Cabo Verde na resiliência climática e ordenamento do território

Inicio | Cooperação
ONU-Habitat reafirma compromisso com Cabo Verde na resiliência climática e ordenamento do território
01/12/25 - 01:41 pm

Cidade da Praia, 01 Dez (Inforpress) - A sub-secretária-geral das Nações Unidas e directora executiva da ONU -Habitat reafirmou hoje o seu empenho em apoiar o Governo na implementação de planos e no fortalecimento de políticas eficazes para dar respostas aos efeitos das alterações climáticas.

As declarações de Cláudia Rossbach surgiram após uma audiência com o ministro das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), Victor Coutinho, no âmbito de uma visita de quatro dias ao arquipélago destinada a aprofundar e consolidar a cooperação técnica entre o país e o organismo das Nações Unidas.

Segundo Ana Cláudia Rossbac, a ONU-Habitat tem trabalhado com Cabo Verde há praticamente 15 anos e espera fortalecer ainda mais essa colaboração na implementação de planos estratégicos, colocando acesso à habitação, à terra e serviços básicos como prioridades, sobretudo agora que Cabo Verde acabou de sofrer efeitos da mudança climática.

Acrescentou que a ONU-Habitat pretende colaborar e fortalecer a parceria com o Governo na reconstrução, recuperação e na promoção da resiliência urbana no país.

“Os desastres, eventos climáticos, os conflitos têm afectado as cidades em várias partes do mundo. Por isso precisamos estar muito atentos em onde as habitações serão construídas para não incorrer em riscos futuros”, alertou a sub-secretária-geral.

Cláudia Rossbach adiantou que o organismo tem cooperado com todos os municípios e com o Governo no fortalecimento da capacidade de financiamento para enfrentar não só os desafios das alterações climáticas, mas também as novas dinâmicas demográficas e os fluxos migratórios.

Por sua vez, o ministro Victor Coutinho sublinhou que a relação de Cabo Verde com a ONU-Habitat é antiga e que o organismo tem sido fundamental no apoio à implementação de vários instrumentos estratégicos no sector da habitação.

O governante considerou que a visita ocorre num "momento oportuno" para ajudar o executivo a elaborar e atualizar instrumentos de gestão territorial.

Nesse sentido, Victor Coutinho anunciou a intenção do executivo de solicitar o apoio da ONU-Habitat e das Nações Unidas para a atualização dos instrumentos de ordenamento do território nacional na sequência dos recentes desastres naturais que afectaram a ilha de São Vicente e Santiago Norte.

Para Victor Coutinho, “é fundamental” que Cabo Verde se prepare para esses novos tempos de mudanças climáticas com a actualização de todos estes instrumentos de gestão e ordenamento territorial.

“Se queremos uma comunidade resiliente é preciso actualizar estes instrumentos com esta perpectiva dessa resiliência incorporada. Este é o momento de fortificamos a cooperação para elaborar estes instrumentos”, concluiu o governante.

DG/CP

Inforpress/Fim

Partilhar