Mundial de Boxe: Selecção de Cabo Verde já se encontra no Dubai

Inicio | Desporto
Mundial de Boxe: Selecção de Cabo Verde já se encontra no Dubai
01/12/25 - 12:49 pm

Cidade da Praia, 01 Dez (Inforpress) – A selecção cabo-verdiana de boxe, constituída por cinco pugilistas e dois treinadores, já se encontra em Dubai, onde participa de 02 a 13 do corrente no Campeonato do Mundo, organizado pela Associação Internacional de Boxe (IBA).

A comitiva cabo-verdiana, segundo avançou à Inforpress o presidente federativo Manuel Monteiro, é constituída pelos pugilistas Lenik Fernandes (51 kg), David Pina, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris’2024 nos (54 kg), Elizandro Silva (57 kg), Admilson Carvalho (63 kg) e Israel Nzeuwi (86 kg).

Os seleccionados foram escolhidos directamente pela IBA com base no número mínimo de combates oficiais exigidos.

“A escolha foi feita pela IBA, com base na caderneta de combates (…) o mínimo era vinte combates por atletas”, indicou.

Depois de uma “viagem longa” e com escala em Lisboa, o colectivo, segundo o secretário-geral da FCB, Arnaldo Barreto, chegou bem e está focado agora na competição, tendo agendo para a tarde de hoje um treino de adaptação.

A selecção crioula é orientada pelos técnicos Adilson Varela e Bernardino Gomes.

Manuel Monteiro disse que a IBA assumiu a maior parte das despesas da participação, com apoio complementar do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), assegurando que a participação decorra dentro do possível face aos recursos disponíveis.

Monteiro espera que a presença no Mundial possa impulsionar o interesse nacional pelo boxe e reforçar o reconhecimento da modalidade.

O objectivo principal de Cabo Verde no Mundial, explicitou, passa por “alcançar resultados positivos”, pois está convicto que os pugilistas seleccionados possuem experiência internacional e um histórico competitivo relevante.

O responsável considerou igualmente que o país demonstrou capacidade para competir ao mais alto nível, face às participações anteriores em Jogos Olímpicos, campeonatos africanos e torneios de Zona II, bem como medalhas obtidas em Serra Leoa e no Senegal.

“Espero que esta participação desperte a atenção dos jovens, das autoridades e dos privados para apoiar o boxe e permitir que o boxe deixe de ser parente pobre do desporto cabo-verdiano”, reiterou.

SR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar