São Vicente: Jogos Escolares arrancam com integração das modalidades de judo e natação

Inicio | Desporto
São Vicente: Jogos Escolares arrancam com integração das modalidades de judo e natação
29/11/25 - 01:12 pm

Mindelo, 29 Nov (Inforpress) - Os Jogos Escolares de São Vicente arrancaram hoje na Escola Salesiana do Mindelo com mais de nove mil alunos a disputar dez modalidades desportivas, entre as quais judo e natação, que foram integrados na competição.

Em declarações à Inforpress, o delegado do Ministério da Educação, Jorge da Luz, explicou que o objectivo dos Jogos Escolares é levar à comunidade educativa valores desportivos, éticos, lógicos e estéticos.

“Este ano vamos introduzir o judo e a natação, uma novidade, e é para nós um momento de muita satisfação trazer para São Vicente estes Jogos Escolares e fazer deles uma festa educativa com muita qualidade, inclusão e sustentabilidade”, afirmou.

Segundo o delegado, este ano São Vicente vai participar nas IV Olimpíadas dos Jogos Escolares, na cidade da Praia, no mês de Março.

Por isso, os Jogos Escolares realizados na ilha de São Vicente, além de proporcionarem uma competição saudável com a participação dos cinco liceus da ilha, servirão para escolher os atletas campeões que irão representar a ilha nas olimpíadas e trazer os melhores resultados.

Para Jorge da Luz, o desporto escolar “é um viveiro para o desporto nacional”, razão pela qual escolheram o lema “União e superação”, que significa “superar todas as dificuldades, superar o que já fizeram de bem para serem melhores”.

Para o coordenador dos Jogos Escolares de São Vicente, Jandir Rocha, o impacto da competição tem sido positivo porque ajuda os alunos a interagirem e a respeitar os colegas.

“A parte da ética, também, é importante para os alunos. Tem um impacto muito forte. Por isso é que dizemos que os Jogos Escolares e a Educação devem andar bem juntos”, asseverou.

Questionado sobre como será a competição de atletismo, tendo em conta que São Vicente já não tem pista de tartan, que ficou destruída com as chuvas, a mesma fonte disse que vão procurar formas de realizar a competição, e uma das alternativas é usar a Avenida 12 de Setembro, apesar de reconhecer que é um risco por ser uma via onde circulam veículos e que não reúne as condições ideais.

No ano passado, a nível nacional, São Vicente não teve uma boa prestação nas olimpíadas escolares. No entanto, segundo Jandir Rocha, este ano é uma nova edição com outros dinamismos.

“Esperamos, para além do resultado, o intercâmbio e a convivência, porque o resultado vem depois. O importante é a convivência entre os alunos, os atletas, a direcção e os professores”, destacou.

A competição escolar iniciou com atletas do ensino secundário, que vão disputar as modalidades de basquetebol 3x3 feminino e masculino, andebol, futsal, atletismo, gincana, mata, xadrez, judo e natação.

Os alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico vão participar nos jogos a partir de Abril de 2026.

CD/CP

Inforpress/Fim

Partilhar