Ribeira Grande, 17 Nov (Inforpress) – Os estudantes Carlos Martins e Olinda Lima (11º e 12º ano) representam Ribeira Grande, Santo Antão, no Parlamento Infantojuvenil agendado para 19 e 20 de Novembro na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, cidade da Praia.
A realização de mais uma edição do Parlamento Infantojuvenil está enquadrada na celebração do Dia Mundial da Criança e do 35.º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança (CDC), a 20 de Novembro.
O evento é destinado às crianças e adolescentes na faixa etária entre os 12 e os 17 anos, sendo que a escolha é baseada na igualdade de género e cada ilha ou concelho deve ter 1 ou dois representantes e dois suplentes.
Conforme informações recolhidas pela Inforpress, a escolha dos representantes da Ribeira Grande de Santo Antão foi feita por fases, através de uma selecção interna a nível de cada escola agrupada e não agrupada do concelho, e culminou com a seleção de Carlos Martins, da Escola Secundária Suzete Delgado, e Olinda Lima, do Liceu de Coculi, após um encontro de uma equipa constituída por elementos de instituições parceiras do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), que é promotor do evento.
Os deputados infantojuvenis eleitos representantes de cada município vão acompanhados para a Cidade da Praia por um técnico do ICCA ou professor acompanhante, indicado pelas delegações do ICCA e do Ministério da Educação.
O evento é uma iniciativa do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e este ano tem como tema central “Violência no Contexto Escolar: Cyberbullying e Saúde Mental”.
O Parlamento Infantojuvenil é uma iniciativa do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), Ministério da Educação (ME), Aldeias SOS de Cabo Verde, Assembleia Nacional e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Cabo Verde.
EL/JMV
Inforpress/ Fim
Partilhar