Intercâmbio destaca boas práticas comunitárias entre mulheres do Maio e da ilha Brava

Inicio | Economia
Intercâmbio destaca boas práticas comunitárias entre mulheres do Maio e da ilha Brava
27/11/25 - 02:26 pm

Porto Inglês, 27 Nov (Inforpress) – Quatro mulheres de comunidades piscatórias da ilha Brava participam até 30 de Novembro num intercâmbio na ilha do Maio, no âmbito do projeto RESILAO, que objectiva reforçar competências e trocar experiências entre comunidades.

A iniciativa, realizada em parceria com a Fundação Maio Biodiversidade (FMB), integra acções de capacitação destinadas a apoiar mulheres ligadas ao sector das pescas e actividades afins, promovendo o empoderamento económico e a resiliência comunitária.

Durante o intercâmbio, as participantes já puderam conhecer diversas iniciativas desenvolvidas no Maio, incluindo projectos de monitorização comunitária, acções de conservação marinha e programas de educação para o desenvolvimento sustentável. 

Tomaram igualmente contacto com experiências locais relacionadas com o sector das pescas, com destaque para o Programa Homestay, que procuram adaptar à realidade das suas comunidades na ilha Brava.

As mulheres da ilha Brava visitaram ainda espaços onde decorrem atividades comunitárias de sensibilização ambiental, nomeadamente ações associadas ao projeto “Amigo do Ambiente”, reconhecido pelo envolvimento direto das comunidades nas práticas de preservação.

O intercâmbio incluiu também formações voltadas para a formalização de negócios e gestão de pequenas atividades económicas, reforçando competências essenciais para o desenvolvimento de iniciativas mais estruturadas e sustentáveis.

Segundo os promotores, quatro mulheres das localidades de Lomba Tantum, Furna e Fajã d’Água beneficiam deste programa, que procura ampliar a colaboração entre as comunidades das duas ilhas e promover a valorização do papel das mulheres no sector das pescas.

A acção enquadra-se no projeto RESILAO, que aposta no fortalecimento das capacidades locais e na promoção de redes de cooperação para melhorar a qualidade de vida das comunidades costeiras.

RL/AA

Inforpress/Fim

Partilhar