Boluda Shipping inaugura navio Diana B e reforça ligação marítima com Cabo Verde

Inicio | Economia
Boluda Shipping inaugura navio Diana B e reforça ligação marítima com Cabo Verde
27/11/25 - 11:40 am

Cidade da Praia, 27 Nov (Inforpress) -  A companhia espanhola Boluda Shipping passa a navegar em Cabo Verde com a embarcação Diana B, visando reforçar a conectividade marítima no transporte de mercadorias entre Europa, Canárias e Cabo Verde, informou hoje a empresa.

A cidade da Praia recebeu esta semana a equipa de gestão da Boluda Shipping, liderada pelo presidente Ignacio Boluda, para assinalar a viagem inaugural do Diana B.

O presidente da Boluda Shipping revelou à Inforpress que a nova embarcação, avaliada em cerca de 18 milhões de euros (1,9 milhões de contos), representa um avanço estratégico no reforço das ligações marítimas entre o Norte da Europa, a Península Ibérica, as Ilhas Canárias e Cabo Verde, por forma a posicionar-se como um elemento-chave para o desenvolvimento logístico do arquipélago.

Às vésperas de celebrar uma década de presença em Cabo Verde, a Boluda Shipping, segundo o seu presidente, destaca-se pela forte implantação no país, com escritórios, armazéns logísticos e serviços regulares de navegação.

Com o Diana B, a Boluda Shipping pretende agora aumentar a capacidade de carga e garantir operações com calendários rigorosos para todas as ilhas, aumentando a previsibilidade e a eficiência do sector marítimo nacional.

Com capacidade para 950 TEU e arqueação bruta de 8.300 toneladas, o Diana B está equipado com duas gruas Liebherr de 45 toneladas, que permitem acelerar os processos de carga e descarga nos portos cabo-verdianos.

Segundo a empresa, esta eficiência operacional contribui para a redução das emissões de carbono, ao evitar a necessidade de navegação a altas velocidades, cumprindo um compromisso de sustentabilidade ambiental.

Entre as inovações, destaca-se ainda a configuração dos porões, que permite o transporte de contentores de 45 pés (13,7 metros). Esta capacidade oferece aos clientes maior volume de carga em comparação com o padrão habitualmente usado no arquipélago, permitindo às empresas optimizar os espaços de armazenamento e aumentar a eficiência das suas operações logísticas.

Com a chegada do Diana B, a Boluda Shipping reafirma o seu papel estratégico no fortalecimento da cadeia logística de Cabo Verde e no impulso ao crescimento económico do país.

CG/SR//CP

Inforpress/Fim

Partilhar