
Cidade da Praia, 26 Nov (Inforpress) – O Presidente da República vai liderar uma Cimeira de Líderes da União Africana em Fevereiro de 2026, no quadro das celebrações do 20.º aniversário do Fundo Africano do Património Mundial (AWHF), anunciou hoje o director executivo da organização.
Albino Jopela fez a revelação à imprensa, na cidade da Praia, no final de uma audiência com José Maria Neves, a quem agradeceu o “grande apoio” prestado ao Fundo.
O AWHF foi criado em 2006 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela União Africana (UA).
A cimeira de 2026 terá como objectivo reflectir sobre os resultados e o mandato do Fundo, planificar a sua actuação para a próxima década e mobilizar o engajamento dos líderes africanos na agenda de preservação do património cultural e natural do continente.
De acordo com o director executivo, o encontro com José Maria Neves serviu também para debater os preparativos da cimeira e o papel de Cabo Verde na liderança africana em matéria de património, destacando a importância do Presidente da República como “campeão da União Africana” nesta área.
A reunião abordou ainda o Atelier Técnico do Processo de Inscrição do Campo de Concentração do Tarrafal na Lista do Património Mundial da Unesco, que decorre no Tarrafal de Santiago.
Albino Jopela adiantou que o processo de candidatura do antigo campo prisional à Unesco está na fase de avaliação e consolidação da documentação, sendo o atelier uma oportunidade para verificar o estágio de progresso do dossiê e definir os próximos passos.
DG/CP
Inforpress/Fim
Partilhar