Santa Catarina/Festa do Município: Polícia reforça controlo e aposta na prevenção para garantir festival seguro

Inicio | Sociedade
Santa Catarina/Festa do Município: Polícia reforça controlo e aposta na prevenção para garantir festival seguro
21/11/25 - 10:00 pm

Assomada, 21 Nov (Inforpress) – A Polícia Nacional reforçou o dispositivo de segurança para as festividades do município de Santa Catarina, com um plano de prevenção que envolve 60 efectivos no terreno durante os dois dias do Festival Nha Santa Catarina, que arranca esta sexta-feira.

Segundo o comandante regional da PN em Santiago Norte, Aguinaldo Antunes, as operações especiais já estão em curso e têm como prioridade reduzir riscos antes que ocorram.

Na quarta-feira, 20, a polícia realizou uma operação stop de carácter pedagógico para sensibilizar os condutores e diminuir incidentes no trânsito, que tende a aumentar em períodos de grande afluência de público.

O responsável explicou que o reforço operacional inclui patrulhamento contínuo, rondas e abordagens a indivíduos suspeitos tanto no recinto do festival como nos seus arredores e em diferentes pontos da cidade.

A estratégia, frisou, visa garantir segurança pública e prevenir situações que possam comprometer o ambiente festivo.

Aguinaldo Antunes destacou ainda que haverá controlo rigoroso na entrada do recinto, com vigilância reforçada para evitar o acesso de menores sem acompanhamento adequado, bem como a entrada de objectos proibidos.

O comandante apelou ao “máximo civismo” de munícipes e visitantes, sublinhando que a segurança “é uma responsabilidade partilhada entre forças de ordem e público”.

O Festival Nha Santa Catarina, inserido nas comemorações do 191º aniversário do município, realiza-se a 21 e 22 de Novembro junto à antiga EMPA, em Assomada. Os bilhetes custam 500 escudos em pré-venda e 800 escudos na porta.

Nesta sexta-feira sobem ao palco Garry, Jennifer Dias, Elji, Mika Mendes, Trakinuz, Acondize, Miguel KR, Genilson Gaita e Dennyh.

No sábado, o festival continua com Gil Semedo, Cesf, Tó Semedo, Hélio Batalha, Irina Barros, ATA Djudja, Rods Wires, Bedja KP e Brou AS, além de atuações de talentos de Santa Catarina, como Odair Mendes VC, CJ Heleno e grupos de batucadeiras, reforçando a valorização da produção cultural local.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar