
São Filipe, 24 Nov (Inforpress) - A ilha do Fogo prepara-se para acolher o Provinho 2025, um evento profissional de grande escala dedicado ao vinho, bebidas, produtos agropecuários e enoturismo, que se realizará de 28 a 30 de Novembro.
Considerado o maior evento do género alguma vez realizado no arquipélago, o Provinho 2025 é visto como um "passo histórico" para a ilha, visando a sua consolidação na rota internacional da inovação agrícola e do turismo especializado.
Filipe Santos, deputado pelo círculo eleitoral do Fogo e porta-voz do Conselho Regional do MpD, sublinhou a importância do encontro, que contará com a presença de enólogos internacionais, ‘chefs’, investidores, distribuidores, bem como representantes de instituições como a União Europeia, PNUD e Banco Mundial.
O parlamentar salientou que a realização do evento é fruto de um "Governo que acredita no Fogo" e que tem promovido uma série de iniciativas para o desenvolvimento sustentável da ilha.
Filipe Santos lembrou que após a última erupção, foi o Governo que relançou a produção em Chã das Caldeiras e apoiou a reconstrução da adega, organizou os produtores e apoiou a criação da marca “Wines of Fogo” marcaram o início da profissionalização do sector, que ganhou novo impulso com o processo de Denominação de Origem e Indicação Geográfica conduzido pelo IGQPI e a OMPI.
Entre outras iniciativas destacadas estão o lançamento do projecto de certificação e ‘branding’, que promete aumentar o valor pago ao produtor, a criação do primeiro Centro de Enologia e Viticultura do país, responsável por formar jovens e modernizar a produção.
Em paralelo, sublinhou, o Governo prepara a Zona Económica Especial do Fogo, vista como peça-chave para atrair investimento, dinamizar o agronegócio e impulsionar o enoturismo.
Os resultados, segundo o deputado, já começam a surgir como medalhas internacionais, maior visibilidade do vinho local e crescente orgulho da população.
O Governo, reforça Filipe Santos, não se limita ao sector vitivinícola, mas estão em curso acções de valorização do Café, do Queijo do Fogo, da fruta, dos hortícolas e do artesanato, integrando estes produtos nas rotas turísticas e ampliando oportunidades para pequenos agricultores e jovens empreendedores.
O Provinho 2025, segundo o deputado, surge como uma "vitrina estratégica" para a autenticidade e o potencial dos produtos da ilha, marcando o início de um novo ciclo de desenvolvimento.
"O Fogo está a avançar, com confiança e com resultados, porque tem um Governo que cumpre e que acredita nesta ilha", concluiu Filipe Santos.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar