Achada Igreja, 17 Nov (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) à Câmara Municipal de São Salvador do Mundo (Picos) disse hoje que vai transformar o centro histórico da cidade de Achada Igreja numa das “melhores pequenas urbes de Cabo Verde.
A iniciativa, considerada “ambiciosa”, foi apresentada aos moradores, no sábado, e reforçada hoje, durante uma acção de contacto porta-a-porta realizada pelo cabeça-de-lista do MpD, Ângelo Vaz.
“O nosso grande objectivo [no próximo mandato 2024-2028] é transformar Achada Igreja numa das melhores pequenas urbes do país, e Achada Igreja tem condições para marcar diferença”, comprometeu-se.
O projecto, que segundo o candidato, já conta com financiamento garantido do Banco Mundial (BM), com projecto finalizado e com concurso em fase avançado, tem como foco a requalificação, que passa pela asfaltagem da via principal, construção de uma via alternativa, parque de estacionamento, parque infantil, ‘fitness park’, reabilitação do cemitério e construção de casas de banhos públicos e de miradouros.
As obras são uma resposta às necessidades da população que vão arrancar no primeiro semestre de 2024, segundo Ângelo Vaz.
“Este investimento vai valorizar todo o território e atrair novos investimentos”, afirmou, acrescentando que ainda no âmbito da política do Governo de valorizar o património religioso, a igreja matriz de São Salvador do Mundo, em Achada Igreja, vai ser requalificada.
“Ou seja, para Achada Igreja temos de uma assentada três grandes projectos: requalificação urbana, requalificação da igreja católica e construção de um novo centro de saúde”, reafirmou, insistindo que tem motivos e obras feitas para pedir renovação dos mandatos aos salvadorenhos.
“A oposição não tem moral nem seriedade para prometer a requalificação urbana de Achada Igreja”, afirmou Ângelo Vaz, que concorre à sua própria sucessão à presidência da câmara de São Salvador do Mundo.
Na ocasião, lembrou que nas zonas baixas de Achada Igreja, nomeadamente Lém da Rua e Dixida Monte, estão em curso obras de electrificação, financiadas pelo Fundo do Turismo.
Em São Salvador do Mundo, concorrem ao cargo de presidente da câmara João Alberto de Barros (PAICV) e Ângelo Vaz (MpD).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
FM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar