PM anuncia criação de um centro de convenções “Arena Cesária Évora” para acolher eventos

Inicio | Economia
PM anuncia criação de um centro de convenções  “Arena Cesária Évora” para acolher eventos
19/11/25 - 10:53 pm

Cidade da Praia, 19 Nov (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje a criação de um centro de convenções da Praia, denominado Arena Cesária Évora, destinado a receber feiras, congressos, espetáculos e outras actividades culturais.

O projecto, já na fase de planeamento, será, segundo o governante, um investimento público, com gestão futura da FIC ou outra entidade, sendo que a apresentação pública está prevista para ainda este ano.

Esta garantia foi dada à imprensa hoje à margem da abertura da 28ª edição da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC 2025), que decorre até sábado, 22, na Cidade da Praia, sob o lema “Promovendo Oportunidades para o Crescimento Económico em Cabo Verde”.

“O centro de convenções, que já está na sua fase final em termos de projetos, vai ser instalado exactamente neste espaço, terá multifunções, quer para realização de feiras, convenções, congressos, espetáculos de música e de outra natureza cultural”, avançou.

O primeiro-ministro assegurou que o Governo está fortemente engajado por se tratar de um empreendimento "importante" para a centralidade da promoção da  actividade empresarial e económica, mas também para a cidade da Praia, que, a seu ver, merece e tem necessidade de um empreendimento desta natureza.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, concordou que a capital precisa de um espaço deste tipo, para quem já deveria ter um espaço com melhor dignidade para eventos desta natureza.

“Já passou a hora de esta feira ter, sim, um espaço próprio. Portanto, não é agora, com o aproximar do final do mandato que nós vamos outra vez ter de ouvir mais promessas. O fim de mandato é um momento de balanço e não de mais promessas para o futuro”, considerou, ao ser questionado sobre as suas expectativas acerca deste anúncio do Governo.

Para o autarca, a FIC receberá o tratamento que merece, em reconhecimento do seu papel central nas relações comerciais e empresariais de Cabo Verde com o mundo.

A feira aberta hoje e que reúne mais de 150 empresas nacionais e internacionais contará com uma vasta programação, que inclui apresentações técnicas, painéis de debate, palestras e encontros B2B.

ET/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar