Feira Internacional de Cabo Verde abre as portas reunindo mais de 150 empresas nacionais e internacionais

Inicio | Economia
Feira Internacional de Cabo Verde abre as portas reunindo mais de 150 empresas nacionais e internacionais
19/11/25 - 10:22 pm

Cidade da Praia, 19 Nov (Inforpress) – A 28ª edição da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC 2025) arrancou hoje na Praia, reunindo mais de 150 empresas nacionais e internacionais, sob o lema “Promovendo Oportunidades para o Crescimento Económico em Cabo Verde”.

Segundo a administradora delegada da FIC, Angélica Fortes, completam-se este ano 30 anos desde que se realizou a 2ª Feira Internacional Cabo Verde que passou, desde então, a contar com uma estrutura permanente, regular e sistemática.

Na ocasião salientou que a expansão dos mercados beneficia tanto vendedores como compradores, que ganham com maior diversidade de ofertas, especialmente quando podem ser avaliadas presencialmente.

“Auguramos que todos os expositores e visitantes façam excelentes negócios neste evento fazendo jus ao nosso slogan que é ´FIC onde os negócios acontecem´”, disse.

Para o presidente da Câmara de Comércio de Sotavento, Marcos Rodrigues, esta feira representa um espaço de encontro, inovação e esperança para os empresários.

“Este país que para muitos no passado representava algumas dificuldades, que hoje algumas delas até prevalecem, desenha hoje oportunidades de excelência. Um país que promete um futuro com muita dignidade e com alto desempenho para o setor privado e empresarial ", assegurou. 

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal da Praia classificou o evento como um espaço extraordinário que ocupa um lugar ímpar em Cabo Verde, sublinhando que chegou a hora de transformar o grande potencial do país em resultados concretos que beneficiem pessoas, empresas e instituições.

Apontou como o maior projecto social a criação de emprego, defendendo que as empresas desempenham um papel central nesse objetivo, ao serem responsáveis pela dinamização económica e pela geração de oportunidades.

“É preciso construir um equilíbrio forte para que a sociedade exista, para que os empregos possam ser criados nessa sociedade porque as empresas existem quando as sociedades existem”, sustentou, desejando a todos os expositores que façam ótimos negócios nesta feira.

Tido como o maior evento empresarial do país, a feira representa, segundo o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o interesse e a confiança, uma vez que tem atraído cada vez mais participantes.

“Significa a confiança numa economia que está a crescer de uma forma robusta, continuada, que tem bases muito sólidas de estabilidade macroeconómica, que tem bases também muito sólidas da boa governança, de baixos riscos de corrupção, de liberdade económica, de segurança jurídica”, considerou o primeiro-ministro, em declarações à imprensa após presidir a abertura do evento.

 

Além disso, ressaltou que Cabo Verde oferece fortes incentivos fiscais e melhores condições de atendimento e acompanhamento aos investidores, tornando o país cada vez mais atrativo, não só no turismo, mas também em sectores como a economia digital, economia azul e ainda a agricultura.

O primeiro-ministro sublinhou ainda que a crescente mudança de atitude dos jovens empreendedores tem permitido a criação de empresas, startups e investimento em inovação, afirmando que essa dinâmica impulsionada sobretudo por jovens e mulheres têm transformado o ecossistema empresarial, reforçado pelo programa de empreendedorismo do Governo.

ET/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar