
Mindelo, 19 Nov (Inforpress) – A secretária de Estado de Inclusão Social, Lídia Lima, disse hoje que o Governo disponibilizou 30 mil contos para a reabilitação do Instituto da Criança e do Adolescente (ICCA) em São Vicente.
Segundo Lídia Lima, o processo de reabilitação do ICCA, que compreende o Centro Juvenil e o Centro de Emergência Infantil, já estava em curso, mas a estrutura sofreu alguns estragos com a passagem da tempestade Erin.
Por isso, após um levantamento dos estragos, junto com o Ministério das Infra-estruturas, o Governo afectou cerca de 30 mil contos para reabilitar de forma profunda a instituição.
“Vai ser uma responsabilidade assumida na íntegra pelo Ministério das Infra-estruturas em termos de realização das obras, mas o Ministério da Família está a acompanhar todo o processo, porque nós já tínhamos um processo em andamento para a reabilitação do centro juvenil”, clarificou.
Conforme a governante, ter este financiamento garantido é importante, tendo em conta que vão conseguir dar um conforto diferente aos funcionários e, principalmente, às crianças e à ilha de São Vicente, que terão uma estrutura nova preparada para receber as próximas chuvas.
“Estamos no contexto de mudanças climáticas, temos de preparar as instituições e as instalações para possíveis situações de tempestade que possam pôr em causa a sua sustentabilidade. Então, é preciso uma obra profunda para garantir que a delegação do ICCA e o Centro Juvenil estejam devidamente protegidos no meio de uma tempestade”, arrematou a mesma fonte.
Neste momento, o ICCA em São Vicente acolhe cerca de 30 menores, entre crianças e adolescentes divididos pelo Centro de Emergência Infantil e pelo Centro Juvenil Nhô Djunga.
CD/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar