Porto Novo: Agricultores de Chã de Branquinho prometem não desistir da barragem subterrânea danificada em 2016

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Agricultores de Chã de Branquinho prometem não desistir da barragem subterrânea danificada em 2016
27/10/24 - 10:48 am

Porto Novo, 27 Out (Inforpress) – Os agricultores em Chã de Branquinho, Porto Novo, prometeram hoje não desistir da barragem subterrânea, que não funciona desde 2016, quando sofreu estragos provocados pelas cheias que fustigaram a ilha de Santo Antão, nessa altura.

O porta-voz dos lavradores, Octávio Inocêncio, disse à Inforpress, que, uma vez recuperada, a barragem subterrânea contribuirá para o alargamento da área irrigada em Chã de Branquinho, com o aumento da disponibilidade de água para a rega.    

A recuperação da barragem tem sido insistentemente reivindicada pelos agricultores em Chã de Branquinho, segundo os quais essa infra-estrutura hidráulica continua "há oito anos num sono profundo”.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, reafirmou que a recuperação dessa infra-estrutura hidráulica continua nos planos deste ministério, que deve contar com a parceria da Estradas de Cabo Verde, neste processo.

Falta nesta altura construir uma via de acesso à barragem para permitir o transporte da maquinaria que vai ser utilizada nas obras de recuperação desta mesma barragem.

A barragem subterrânea de Chã de Branquinho, que foi inaugurada em 2012, no quadro do projecto de reordenamento da bacia hidrográfica de Alto Mira, tem a capacidade de mobilização de 350 mil metros cúbicos/ano.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar