Praia: Assembleia Municipal quer aproximar juventude das dinâmicas institucionais e à participação cívica

Inicio | Política
Praia: Assembleia Municipal quer aproximar juventude das dinâmicas institucionais e à participação cívica
17/11/25 - 08:59 pm

Cidade da Praia, 17 Nov (Inforpress) - A Assembleia Municipal da Praia quer aproximar a juventude das dinâmicas institucionais e incentivar a participação cívica no governo local, através da criação do projecto “Assembleia Municipal Jovem”, apresentado hoje.

Pretende-se com este projecto, idealizado em parceria com a Câmara Municipal da Praia, no âmbito dos 50 anos do município, a celebrar no próximo ano, criar um espaço permanente de aprendizagem, debate e exercício democrático, permitindo que os jovens praienses desenvolvam competências essenciais de liderança, cidadania e responsabilidade pública.

Segundo a presidente da Assembleia Municipal da Praia, Clara Marques, trata-se de uma iniciativa “estruturante” e um marco “relevante” para o Município, reforçando o compromisso com políticas que valorizam a voz e o protagonismo juvenil.

“Se desde cedo começamos a trabalhar com os alunos do 11º, 12º, ou seja, do 2º ciclo, eles vão aprendendo tudo sobre a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal, a organização, as competências, o funcionamento, e também vão estar com um olhar crítico sobre os seus interesses nas escolas e nas comunidades, porque eles serão os futuros inquilinos da Assembleia e da Câmara Municipal”, explicou.

 

 

 

“Então, essa Assembleia Municipal Jovem é para proporcionar aos jovens um maior conhecimento sobre o poder local. Vão vivenciar como que um deputado municipal está na sessão, como fazer aprovar uma deliberação. Vão fazer um projecto ligado à educação, à cultura, ao ambiente, à cidadania, ao lazer, ao desporto, ao património, que depois será selecionado por um júri com critérios bem definidos”, reforçou.

Clara Marques esclareceu, entretanto, que os três primeiros projectos seleccionados serão debatidos na sessão, deliberados e aprovados.

“O município da Praia vai ser o pioneiro nesta matéria. Queremos aproximar a juventude das dinâmicas institucionais e incentivar a participação cívica no governo local, para serem mais práticos, mais críticos, para poderem começar a defender e a participar na vida do município”, concluiu.

SC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar