
Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) – A Sociedade Cabo-verdiana da Música (SCM) vai realizar a quarta edição do seu prémio anual a dia 20 de Dezembro na cidade de Calheta, São Miguel, revelou hoje o presidente da comissão do prémio, José da Silva.
O anuncio foi feito durante uma conferência de imprensa na cidade da Praia, onde a SCM abordou também a distribuição histórica de valores arrecadados durante a campanha das eleições autárquicas de Dezembro de 2024.
O evento é organizado em parceria com a câmara municipal local e distingue obras em quatro áreas musicais, divididas em dois grupos principais: música tradicional e clássica e música urbana e moderna.
A votação para as categorias principais é realizada exclusivamente pelos membros da SCM, que utilizam a plataforma da instituição para escolherem três músicas entre as obras lançadas em 2024.
De acordo com José da Silva, estão em concurso este ano 242 músicas urbanas e modernas e 57 músicas tradicionais e clássicas.
Os três vencedores são definidos a partir dessas votações, com a comissão de cinco membros, presidida por José da Silva, a intervir apenas para resolver situações que possam impactar a escolha final.
Além dos vencedores definidos por voto, a SCM atribuirá ainda o Prémio de Carreira - decidido pelo Conselho de Administração da sociedade - e o Prémio Utilizador Guardião.
A gala contará com a participação de artistas nacionais e da diáspora, estando a programação artística ainda em fase de definição.
José da Silva explicou que o objectivo é que o prémio circule entre diferentes regiões do país a cada edição, destacando o apoio e a abertura do município de São Miguel para acolher a gala deste ano.
“As expectativas são boas, como todos os anos. O prémio tem tido grande aceitação e procura, e esperamos que este ano seja igual”, afirmou o responsável.
TC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar