Ilha do Sal: IDJ realiza palestra sobre "Desporto e Prevenção de Doenças Crónicas" no âmbito de Novembro Azul

Inicio | Sociedade
Ilha do Sal: IDJ realiza palestra sobre "Desporto e Prevenção de Doenças Crónicas" no âmbito de Novembro Azul
13/11/25 - 09:02 pm

Espargos, 13 Nov (Inforpress) – A delação do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) no Sal promoveu hoje uma palestra sobre o "Desporto e prevenção de doenças crónicas", visando incentivar um estilo de vida saudável e alertar para a importância da actividade física.

 

Em pleno "Novembro Azul", mês de conscientização sobre a saúde do homem e, em particular, a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata, o evento contou com a participação da nutricionista Rosa Gomes, da delegada de Saúde do Sal, Manuela Lima,  e do personal trainer Celestino Ramos.

A delegada de Saúde do Sal, Manuela Lima, destacou a urgência do tema, lembrando que o cancro da próstata é a segunda principal causa de morte entre os homens.

"É muito importante estas actividades e todo ano. Durante o mês de Novembro, realizamos estas palestras porque nos homens, este tipo de cancro é a segunda causa de morte”, afirmou.

A delegada sublinhou ainda que a parceria com o IDJ visou “mostrar a importância do desporto na prevenção contra os diversos tipos de cancro, mas, principalmente, o cancro de próstata”.

A mesma fonte fez um apelo à ação, detalhando a dose mínima de exercício recomendada.

"Se todos nós fizermos um bocadinho da actividade física, 30 minutos, cinco vezes por semana, ou 50 minutos, três vezes por semana, de acordo com a nossa capacidade individual, podemos prevenir contra o cancro”, apelou.

O personal trainer Celestino Ramos abordou a relutância masculina em discutir o assunto, incentivando a uma maior abertura.

“Sabemos que nós os homens ainda estamos um pouco vergonhosos, então precisamos desinibir e falar um pouco mais sobre o assunto. Temos de falar mais sobre essa doença”, disse.

Ramos focou-se nos benefícios directos do exercício, mencionando a longevidade e a redução de riscos de cancro da próstata e fez um alerta sobre o consumo de álcool, mesmo entre atletas.

“Uma das vantagens de fazer exercício é ter longevidade. Quando praticamos exercício, vamos ter menos riscos de ter cancro de próstata, porque vamos trabalhar a região pélvica, que vai ajudar”, explicou.

Celestino Ramos apelou ainda à participação da comunidade em actividades do tipo, como incentivo a um estilo de vida saudável.

Por seu turno, o delegado do IDJ, Jordan Gomes, reiterou o objetivo central da iniciativa.

"O objetivo é trazer membros, agentes desportivos, para falar sobre a importância e a consciencialização através da prática do desporto. Actualmente, sabemos que o desporto tem muitos benefícios, principalmente para a saúde”, sublinhou.

Jordan Gomes esclareceu que o foco é a saúde, “especificamente” contra doenças crónicas.

A articulação entre os diferentes profissionais foi “essencial” para abordar aspectos de prevenção e como o desporto “entra para prevenir essas doenças”.

A palestra mobilizou a comunidade e os agentes desportivos para a importância da prevenção, reforçando a mensagem de que a actividade física é uma “ferramenta poderosa” contra o cancro da próstata e outras doenças crónicas.

NA/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar