São Miguel celebra dia Municipal do Saneamento com homenagem a profissionais de limpeza

Inicio | Ambiente
São Miguel celebra dia Municipal do Saneamento com homenagem a profissionais de limpeza
11/11/25 - 04:53 pm

São Miguel, 11 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Miguel assinala hoje o Dia Municipal do Saneamento com homenagem a 13 dos colaboradores mais antigos e entrega de equipamentos de trabalho aos profissionais que asseguram limpeza e higiene do município.

Em declarações à imprensa, o presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Hermenio Fernandes, explicou que esta é uma data dedicada a reconhecer o contributo dos profissionais que asseguram a limpeza, a higiene e o equilíbrio ambiental do município, pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável local.

Conforme avançou, é um momento de valorização de uma classe profissional muitas vezes esquecida, mas essencial para o funcionamento e imagem do município.

Sublinhou ainda que, desde 2016, a actual equipa camarária tem vindo a investir fortemente no sector do saneamento, com a contratação de novos colaboradores, campanhas de limpeza em todo o território, reforço dos equipamentos de trabalho, melhoria das condições dos espaços verdes e cemitérios, e acções de arborização das ruas, contribuindo para a promoção de um município limpo, verde e saudável.

O presidente acrescentou que o Dia Municipal do Saneamento tem “um grande significado”, por se tratar de uma área “crítica e para o crescimento, o progresso e o desenvolvimento do município”.

“São Miguel é hoje um município organizado, limpo, saudável, verde e que cuida do seu território. Criámos este dia para enaltecer e valorizar o trabalho de homens e mulheres que, todos os dias, contribuem para a melhoria da imagem, da saúde pública e da qualidade de vida dos micaelenses”, afirmou.

O edil destacou ainda que o município quadruplicou o orçamento destinado ao sector desde 2016 e contratou mais de 100 profissionais, garantindo uma cobertura de 97% na recolha de resíduos sólidos urbanos.

“Mesmo nas zonas onde os camiões não chegam, temos equipas a fazer a limpeza das ribeiras e encostas, garantindo um município limpo em toda a sua dimensão. O saneamento é uma área estratégica para o desenvolvimento sustentável e para a competitividade do território”, frisou.

O presidente considerou ainda que a valorização dos profissionais é uma prioridade da edilidade, através da melhoria das condições de trabalho, da grelha salarial e da aposta na formação, reafirmando o compromisso de continuar a investir para que São Miguel se mantenha como “um município limpo, verde e bonito, motivo de orgulho para todos”.

DV/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar