Cidade da Praia, 16 Nov (Inforpress) – As Forças Armadas de Cabo Verde realizam hoje, na cidade da Praia, uma feira de saúde, visando sensibilizar a população sobre questões de saúde pública e da necessidade de adoção de hábitos de vida saudáveis.
No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Defesa, que assinalado a 06 de Novembro, as Forças Armadas de Cabo Verde têm promovido uma série de actividades voltadas para a comunidade civil, com destaque para a realização de feiras de saúde em várias ilhas do arquipélago.
Segundo o médico e gestor da Policlínica Militar, capitão Marco Évora, este evento visa aproximar a instituição da população e tem sido um sucesso, com grande adesão da comunidade e um impacto positivo na promoção de cuidados de saúde.
“Já foram realizadas campanhas de sensibilização para a questão do combate à dengue, que é a epidemia que nós estamos a atravessar neste momento, também com palestras diversas, com temáticas relacionadas com o sector da Defesa Nacional, sobretudo para o público alvo”, disse o capitão Marco Évora.
Por sua vez, a médica Djuna Vaz disse que para além de consciencializar o público sobre o combate à dengue, durante a feira vão acompanhar a população com rastreios e consultas médicas, com foco na prevenção e tratamento de doenças como a malária, diabetes e hipertensão arterial.
“Os participantes, depois de realização da triagem, e constatar a necessidade de passar pelos médicos, podem realizar consultas com clínicos gerais e receber encaminhamentos para exames especializados, caso for necessário”, garantiu a médica.
Esta feira contou com a colaboração do Comité de Coordenação do Combate à SIDA (CCS-SIDA), do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde (INSP), e da Delegacia de Saúde da Praia, uma iniciativa que visa incentivar a promoção e prevenção da saúde pública, sensibilizando os cidadãos sobre a importância do acesso aos cuidados de saúde e da adoção de hábitos de vida saudáveis.
JBR/JMV
Inforpess/Fim
Partilhar