
Cidade da Praia, 28 Out (Inforpress) – A seleção cabo-verdiana de futebol feminina qualificou-se esta tarde para a fase final do Campeonato Africano das Nações, CAN’2026, a ser disputada em Marrocos, ao vencer o Mali em Bamako, por 2-4.
Em partida realizada no Estádio Internacional 26 de Março na capital maliana, Cabo Verde fez história ao anular a desvantagem que levava, para dar a volta à eliminatória com uma vitória ante as anfitriãs.
Com golos de Larissa Melo, Ivânia Moreira e Eleia Vieira, na primeira parte, as convocadas de Silvéria Nédio, mais conhecida por Nita, foram ao intervalo com uma vitória confortável de 3-0.
No reatamento da partida as malianas reduziram 1-3, ainda bem cedo, logo aos 48 minutos, mas Cabo Verde soube conservar a calma necessária, não obstante a forte pressão maliana, para fazer, de novo, aumentar a vantagem de três golos ao fazer 4-1.
A selecção do Mali ainda teve tempo para fechar o placar-2-4, resultado, entretanto, insuficiente para as suas aspirações e que coloca o combinado cabo-verdiano de futebol feminino, pela primeira vez, numa fase final do Campeonato Africano das Nações, CAN’ 2026, prova que terá como palco o Reino de Marrocos.
Sob a orientação da seleccionadora Nacional, Silvéria Nédio, Cabo Verde apresentou a seguinte equipa:
Titulares: Jacinta Rodrigues (GR), Varsénia da Luz “cap”, Larissa Mello, Eleya Pereira, Ivânia Moreira, Natasha Wanhon, Leonilde Rodrigues, Melany Fortes, Leidina Semedo, Alcione Gomes e Irlanda Lopes.
Suplentes: Kátia Duarte (GR), Daniela Lopes, Maísa Cardoso, Kleydiana Borges, Sylviane Gomes, Eveline Pereira “Evi” e Luriene Afonso.
SR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar