Ministro da Educação garante pagamento integral de salários e retroativos aos professores

Inicio | Política
Ministro da Educação garante pagamento integral de salários e retroativos aos professores
28/10/25 - 01:21 pm

Cidade da Praia, 28 Out (Inforpress) – O ministro da Educação anunciou hoje que o processo de pagamento dos salários e retroativos dos professores está em fase de conclusão, reconhecendo que houve atraso devido a questões técnicas e de actualização da plataforma de pagamento.

Em declarações à imprensa à margem da entrega de materiais didácticos pela companhia aérea Easyjet aos alunos da Escola Paz e Amor, Amadeu Cruz, explicou que os pagamentos incluem os salários com retroactivos de Janeiro a Setembro, bem como o salário do mês de Outubro.

Conforme assegurou o ministro, alguns professores já começaram a receber os montantes actualizados.

“Contrariamente àquilo que era a expectativa dos sindicatos e de outros agentes, nós honramos os compromissos”, rebateu, garantindo que o Governo está a assumir os compromissos também com a sociedade cabo-verdiana.

Amadeu Cruz avançou que o processo de implementação do Plano de Carreira, Funções e Remunerações (PCFR) do pessoal docente está a ser cumprido na íntegra”, e que as reclamações dos professores estão a ser analisadas e corrigidas.

“Mais de 90% das reclamações não têm fundamentos jurídicos, não tem respaldo na lei, mas entendemos os professores,  nós estamos em diálogo com os professores e se houver necessidade de alguns esclarecimentos, estamos disponíveis”, prontificou, enfatizando que os professores que obtiveram licenciatura já foram reclassificados na lista de transição.

O ministro esclareceu que “não há vazios” e que os professores estão protegidos dos seus direitos e têm a garantia de que com este governo os seus direitos são salvaguardados.

Amadeu Cruz ainda disse que, na generalidade, os professores já receberam o salário actualizado de Setembro e estão a receber o valor referente ao mês de Outubro.

“Isto quer dizer que tinham por receber oito meses de retroactivo, de Janeiro a Agosto.  E são estes retroativos de oito meses que estão sendo pagos”, finalizou.

LT/AA

Inforpress/Fim

Partilhar