Maio: Projecto CITRES vai reforçar saneamento e gestão sustentável de resíduos na ilha – edilidade

Inicio | Ambiente
Maio: Projecto CITRES vai reforçar saneamento e gestão sustentável de resíduos na ilha – edilidade
16/10/25 - 06:21 pm

Porto Inglês, 16 Out (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Maio, Rely Brito, assegurou hoje que o projecto CITRES vai dar uma resposta estruturada aos desafios do saneamento e promover uma gestão sustentável dos resíduos na ilha.

Durante a reunião do comité de direção do projecto, que reuniu todos os parceiros envolvidos, o autarca afirmou que o Centro Integrado de Recolha e Tratamento de Resíduos Sólidos (CITRES) representa um passo decisivo para a modernização do sistema de recolha e tratamento de resíduos sólidos.

“É um projecto que vai dar uma resposta concreta ao saneamento aqui na ilha do Maio. Uma das grandes preocupações está relacionada com os resíduos de demolição e construção, que serão reaproveitados, contribuindo para a eliminação desses materiais.”, sublinhou Rely Brito.

O edil garantiu que o projecto deverá arrancar no próximo ano, logo após a conclusão da fase dos estudos prévios conduzidos pela equipa multidisciplinar. 

O CITRES prevê o encerramento da actual lixeira municipal e a criação de um aterro sanitário, com centro de recolha e triagem de resíduos sólidos, promovendo a recolha selectiva, a reciclagem e o reaproveitamento de materiais para artesanato e construção civil, fomentando a economia circular e reduzindo o impacto ambiental. 

Para atingir estes objetivos, o projecto inclui a instalação de ecopontos em todas as localidades e acções de sensibilização da população sobre a importância da separação dos resíduos domésticos, bem como a formação de técnicos municipais para uma recolha eficiente e sustentável.

Orçado em quatro milhões de euros e com uma duração de três anos, o CITRES é considerado um projecto piloto com potencial para ser replicado em outras ilhas do país.

A iniciativa conta com o financiamento da União Europeia e da Cooperação Portuguesa, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e tem como parceiros a LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto e da Câmara Municipal do Maio.

RL/JMV

Inforpress / Fim

Partilhar