Presidente da República vai condecorar selecção de futebol e líder federativo com Ordem Amílcar Cabral

Inicio | Desporto
Presidente da República vai condecorar selecção de futebol e líder federativo com Ordem Amílcar Cabral
15/10/25 - 12:18 pm

Cidade da Praia, 15 Out (Inforpress) – O Presidente da República vai atribuir a Medalha da Primeira Classe da Ordem Amílcar Cabral, a maior distinção do Estado, à selecção cabo-verdiana de futebol e ao presidente federativo, em reconhecimento à qualificação ao Mundial Fifa’2026.

José Maria Neves fez este anúncio na tarde desta terça-feira durante a recepção dos “Tubarões Azuis”, nome por que é conhecida a selecção de futebol de Cabo Verde.

O mais alto magistrado da Nação argumentou que a distinção da selecção e de Mário Semedo com “o mais alto grau da Ordem Amílcar Cabral, justifica-se plenamente, tendo em conta a grande proeza” conseguida.

Para José Maria Neves, a qualificação para o Mundial “projecta o país a todos os níveis” e assinala o “espírito combativo e de união”, provando que Cabo Verde “é capaz de fazer coisas extraordinárias”.

“O facto de termos ganho e termos tido a possibilidade de irmos à Copa do Mundo, de ver a nossa bandeira e ouvir o nosso hino, nós já ganhamos a nossa Copa”, declarou, justificando a atribuição da mais alta condecoração do Estado.

José Maria Neves adiantou que será encontrado um momento para a cerimónia de entrega do galardão a toda a equipa e que o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) será condecorado separadamente com a mesma distinção.

Por seu lado, Mário Semedo considerou o gesto do Presidente da República como “gratificante”, revelando que o próprio presidente da FIFA, Gianni Infantino, lhe manifestou que Cabo Verde tem “sorte de ter o PR que vai a todos os jogos, situação que não acontece normalmente nos outros países”.

A selecção cabo-verdiana qualificou-se na segunda-feira, 13, para fase final do Campeonato do Mundo de Futebol’2026, ao vencer a Eswatini, por 3-0, no jogo da 10.ª e última jornada de qualificação africana, disputado no Estádio Nacional.

SR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar