Porto Novo, 15 Out (Inforpress) – O centro de visitação e de educação ambiental de Calhau, na ilha de São Vicente, ficará concluído em finais de Abril do próximo ano, estimou hoje, em Santo Antão, o presidente da Biosfera, Tommy Melo.
Tommy Melo, que falava na cidade do Porto Novo, durante um ‘workshop’ de apresentação dos resultados do projecto sobre conservação dos ecossistemas marinhos em Santo Antão, do qual Biosfera é parceira, informou que as obras de construção do centro de visitação e de educação ambiental de Calhau já estão a decorrer e ficam concluídas dentro de seis meses, num investimento a rondar os 350 mil euros.
Essa infra-estrutura, que se insere no âmbito de uma nova abordagem de desenvolvimento sustentável das zonas costeiras em São Vicente e Santo Antão, que a Biosfera está a levar a cabo, terá uma sala de exposição, uma sala de imersão virtual, um aquário de 15 toneladas para espécies endémicas e um espaço de recuperação da fauna selvagem no Norte de Cabo Verde.
Trata-se do primeiro centro do tipo construído em Cabo Verde, segundo o presidente da Biosfera, que realçou ainda o impacto que este projecto terá para o turismo na ilha de São Vicente.
No quadro desta nova abordagem de desenvolvimento sustentável das zonas costeiras em São Vicente e Santo Antão, Calhau dispõe de uma empresa de ecoturismo, denominada New Blue, projecto no qual a Biosfera investiu 45 mil euros.
Também, nesse âmbito, foi criado na localidade do Tarrafal de Monte Trigo, na ilha de Santo Antão, um centro de ecoturismo, que já está a funcionar, segundo Tommy Melo, que acrescentou que a Biosfera investiu 15 mil euros neste projecto, que está a beneficiar os pescadores locais.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar