São Filipe, 09 Out (Inforpress) - A escritora Madalena Neves anunciou hoje a elaboração de um ciclo de livros infantis voltado para a educação ambiental das crianças do ensino básico, envolvendo escolas, famílias e comunidades na valorização e preservação da riqueza ambiental cabo-verdiana.
A escritora falava à Inforpress, esta tarde, à margem do workshop com estudantes “Descobrindo as Riquezas Ambientais de Cabo Verde”, realizado na Escola Secundária Pedro Cardoso, em São Filipe, no âmbito das actividades do pré-evento da IV Conferência da Década do Oceano, promovida pela Presidência da República, nos dias 10 e 11.
Segundo explicou, o projeto, desenvolvido em parceria com a Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD), mobiliza as escolas como principais parceiros.
“Iniciámos o processo há cerca de um ano e já temos o primeiro livro, sobre o Monte Gordo, elaborado em conjunto com as escolas e as crianças, pronto para publicação”, afirmou.
Madalena Neves, que foi ministra do Ambiente, afirmou que o primeiro livro contou com a participação de alunos do 4º ano de escolaridade, que pintaram as espécies selecionadas em telas.
“No momento da apresentação do livro, teremos também uma exposição”, adiantou, acrescentando que a Escola Miraflores é parceira desta fase inicial e que o projecto irá percorrer entre as ilhas.
“Hoje estamos aqui a lançar o processo do livro que cantará o vulcão na praia de Santa Maria, unindo as ilhas do Fogo e do Sal em que as turmas do 6º ano de escolaridade vão pintar o vulcão e representar espécies endémicas de cada ilha, com orientação dos professores”, revelou.
Assegurou que a coordenação geral do projecto está a cargo do artista plástico Tutu Sousa, que acompanha a iniciativa desde o início.
Em cada ilha, informou, serão selecionados pintores locais para orientar os alunos nas actividades de pintura, fortalecendo também o vínculo entre arte, ambiente e comunidade.
Segundo disse, durante o workshop, foi exibido um vídeo sobre o processo de criação do livro “Monte Gordo”, mostrando as várias etapas do trabalho e a participação das crianças, que também interpretaram a morna “Doce Guerra”, inspiradora do projecto.
O evento contou ainda com a intervenção de um especialista, que abordou temas relacionados com a reserva da biosfera e a rede de áreas protegidas, dando início a uma nova fase do projecto, que deverá prolongar-se por quatro a cinco meses até à conclusão do próximo livro.
Segundo Madalena Neves, “o objetivo é educar as crianças para a proteção ambiental, de forma que elas transmitam essa mensagem nas escolas, nas famílias e nas comunidades”.
A autora destacou ainda o carácter colaborativo do processo, que tem envolvido turmas de várias localidades, como Miraflores, Queimada, Feijão e Monte Gordo em São Nicolau.
AV/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar