Basquetebol: Clubes de Santiago Sul criticam federação e mostram-se indisponíveis para campeonatos nacionais

Inicio | Desporto
Basquetebol: Clubes de Santiago Sul criticam federação e mostram-se indisponíveis para campeonatos nacionais
08/10/25 - 03:56 pm

Cidade da Praia, 08 (Inforpress) - Os clubes de basquetebol da região desportiva de Santiago Sul manifestaram “profunda preocupação” com os acontecimentos recentes relacionados com o Afrobasket 2025 e os campeonatos nacionais, e anunciaram que não vão participar nas competições nacionais.

De acordo com o comunicado enviado à Inforpress, os clubes expressaram apreensão perante o que classificam como uma quebra “em qualidade de preparação” da selecção nacional sénior masculina para o AfroBasket 2025, após ouvirem diversos protagonistas da preparação e participação da equipa nacional.

Segundo o documento, a situação relatada na assembleia-geral extraordinária da Federação Cabo-verdiana (FCBB), a 27 de Setembro, revelou “ocorrências sensíveis” que os clubes optaram por reproduzir, por respeito aos atletas e à equipa técnica.

Os clubes signatários destacaram que a selecção nacional, considerada entre as oito melhores da África e participante no último Mundial da FIBA, “não pode jamais, descer o nível” de organização e planificação registado no último AfroBasket, realizado em Angola.

Sublinharam o orgulho pelo percurso da selecção e pelo trabalho dos técnicos e dirigentes, e apelaram à busca de soluções que garantam que “tais situações nunca mais se repitam”.

Relativamente aos Campeonatos Nacionais 2024/2025, nas categorias sénior feminino, sénior masculino e sub-18, os clubes de Santiago Sul anunciaram que não vão participar na competição sugerida pela FCBB para Dezembro, alegando “falta de consideração e respeito” para com os campeões regionais e seus atletas.

Os clubes consideraram “lamentável” o ocorrido na preparação do AfroBasket 2025 e “desolador” o facto de não se concretizarem os Campeonatos Nacionais, que classificaram como “ex-libris da época competitiva nacional”.

A mesma fonte adiantou ainda que pretendem alinhar-se com outras regiões desportivas para adotar acções conjuntas que visem a melhoria do basquetebol em Cabo Verde, dentro do quadro legal e regulamentar vigente.

Por fim afirmaram que a confiança dos clubes de Santiago Sul na direcção da FCBB encontra-se “seriamente abalada”, sendo necessárias acções claras e decisivas para restabelecê-la.

Reiteraram que o foco deve ser sempre elevar e não regredir e deixaram uma mensagem de gratidão aos jogadores da selecção nacional, os “Tubarões Azuis”, pela dedicação e orgulho que representam para o país.

Clubes signatários da Região Desportiva de Santiago Sul em Basquetebol:

Clube Desportivo ABC, ADRC Prédio, ADESBA Bairro; Seven Stars; Guardiões/Aliados, EB Novos Guerreiros; Acadesportivo, Amibasket, Revolution, Kebra Kanela Suns; e Lenfer. 

KF/SR//ZS

Inforpress/Fim

Partilhar