Cidade da Praia, 15 Nov (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, defendeu hoje, na cidade da Praia, a transformação digital como pilar de desenvolvimento nacional.
Olavo Correia fez esta afirmação no acto de inauguração do NOSi Innovation Lab e lançamento da aplicação da Inteligência Artificial nos processos de gestão financeira e contabilística, sublinhado a importância da digitalização como motor essencial para o futuro do país.
No seu discurso, o governante alertou que os maiores desafios de Cabo Verde e da África em geral estão relacionados com a tendência de se perder tempo e recursos em muitas pequenas iniciativas, sem alcançar resultados concretos.
“Precisamos libertar-nos da tirania das pequenas coisas e concentrar-nos nas acções que realmente fazem diferença”, afirmou, sublinhando a necessidade de coragem para priorizar e fazer as escolhas estratégicas.
O vice-primeiro-ministro frisou, ainda, que a digitalização é chave para conectar as diferentes ilhas de Cabo Verde e torná-lo uma nação unificada e moderna, impulsionando as oportunidades de desenvolvimento e amplificando a competitividade do país no cenário global.
Para Olavo Correia, a transformação digital não se limita à criação de portais ou serviços ‘online’, mas passa pela construção de um governo e uma economia digitais, baseados em três pilares fundamentais: serviços públicos digitais, uma economia acelerada e a criação de um mercado dinâmico e inovador.
Por seu turno, o presidente do conselho administração do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), Carlos Tavares Pina, referiu que o objectivo principal do novo espaço é criar sinergias entre os sectores público e privado para desenvolver produtos digitais inovadores de alto valor.
Segundo o responsável, este laboratório tem como missão promover a criação de soluções digitais disruptivas, atendendo às necessidades específicas dos usuários e permitindo que Cabo Verde se destaque no mercado internacional, através da exportação de serviços digitais inovadores.
O lançamento da Inteligência Artificial nos processos de gestão financeira e contabilística é fruto de uma parceria estratégica entre o NOSi e a empresa privada nacional Sintaxy, que desenvolveram uma solução de Inteligência Artificial (IA) para a automação do sistema contabilístico do NOSi.
JBR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar