Fogo: Formação em Salvamento Aquático e Primeiros Socorros reúne cerca de duas dezenas de profissionais de São Filipe (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Fogo: Formação em Salvamento Aquático e Primeiros Socorros reúne cerca de duas dezenas de profissionais de São Filipe (c/áudio)
06/10/25 - 06:14 pm

São Filipe, 06 (Inforpress) – Perto de duas dezenas de nadadores-salvadores, bombeiros municipais e voluntários da Cruz Vermelha participaram, hoje, numa formação intensiva em “Técnicas de Salvamento Aquático e Primeiros Socorros”.

A formação foi promovida pela Câmara de São Filipe e ministrada pela Academia Internacional de Socorrismo e pela Associação de Fuzileiros de Cabo Verde.

A iniciativa enquadra-se nas actividades do pré-evento da IV Conferência da Década do Oceano, promovida pela Presidência da República, e tem como objectivo reforçar as capacidades de resposta e coordenação dos profissionais que actuam na linha de frente do salvamento e resgate aquático na ilha do Fogo.

O enfermeiro de emergência e membro da Academia Internacional de Serviços de Emergência de Cabo Verde Arnold Jonas disse que a formação representa mais do que um curso técnico, mas é uma troca de informações com os nadadores/salvadores e bombeiros municipais.

O objectivo é compartilhar e recolher conhecimentos, para que os bombeiros e socorristas da ilha tenham uma melhor capacidade de atendimento pré-hospitalar em casos de afogamento, destacou.

Reconhecendo a limitação do tempo disponível, Arnold Jonas frisou que a equipa optou por focar nos pontos mais essenciais e práticos.

“Vamos trabalhar com os conteúdos mais específicos para garantir um melhor desempenho. Esta é a primeira vez que a Academia está presente na ilha do Fogo, e esperamos que não seja a última, pois fomos muito bem recebidos”, declarou.

Por sua vez, o presidente da Associação dos Fuzileiros de Cabo Verde, Elder Lopes, destacou a importância da abordagem técnica e da actualização constante dos procedimentos de salvamento.

“Hoje vamos focar mais nas técnicas. Sabemos que o tempo é curto, mas pretendemos apresentar o que é mais importante para garantir um resgate eficaz”, explicou.

Durante a manhã, a equipa esteve também na Escola Secundária Teixeira de Sousa, onde realizou uma palestra de sensibilização para os alunos sobre prevenção de afogamentos.

“Se não sabe como agir, não tente prevenir também é salvar uma vida”, reforçou o presidente da Associação dos Fuzileiros.

Elder Lopes destacou ainda a importância do trabalho articulado entre os diferentes agentes de socorro e apontou que os nadadores-salvadores e os bombeiros são complementares e que um salva na água e o outro dá continuidade ao processo em terra, com suporte básico de vida.

O vereador da área de Protecção Civil, João José Canuto, valorizou a iniciativa e reforçou o compromisso da Câmara com a segurança nas praias do município.

“É essencial que os nadadores-salvadores estejam constantemente a aperfeiçoar os seus conhecimentos, especialmente numa região como a nossa, onde o mar pode ser imprevisível”, afirmou.

O vereador reconheceu as limitações actuais e apontou que este ano, apenas cinco nadadores-salvadores estiveram operacionais nas praias e por isso não foi possível garantir cobertura em zonas como a estância balnear de Salinas.

Através de parceria com o Instituto Marítimo Portuário (IMP) a edilidade, segundo o vereador, pretende promover acção formativa para renovar as cédulas dos nadadores-salvadores que caducam no próximo mês de Novembro e formar um novo grupo.

Sublinhou que na próxima época balnear haverá muito mais nadadores/salvadores nas praias para garantir a segurança dos banhistas.

O vereador enfatizou também a necessidade de compromisso dos formandos e apontou que “não basta fazer a formação e ter um diploma”, mas é preciso colocar os conhecimentos em prática, colaborar com o município e contribuir para o desenvolvimento local. 

JR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar