Cidade Velha, 15 Nov (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) para ocupar a cadeira presidencial da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, nas eleições de 01 de Dezembro, Domingos Mendes, disse hoje que o município “está completamente abandonado”.
Neste segundo dia da campanha eleitoral, a caravana de Domingos Mendes esteve em contacto directo com a população da Cidade Velha, calcorreando a localidade Património Mundial.
Segundo o pretendente à cadeira presidencial do município, “é triste” ver o estado da cidade, cheia de lixo e abandonada à sua própria sorte.
“Cheia de lixo, sem energia, sem água… a actual câmara não mexe uma palha no sentido de resolver o problema para melhorar a situação. É uma câmara muito aquém do esperado e prometido”, acusou, referindo que Cidade Velha é a ‘galinha de ovos de ouro’ daquele município e a terceira região do país que recebe mais turistas.
“Significa que temos uma grande potencialidade, mas essa câmara não tem capacidade para realizar projectos e apresentar obras… e com dinheiro disponível. Isso mostra tamanha incapacidade desta equipa camarária”, criticou, considerando a sua equipa uma alternativa para Cidade Velha, capaz de promover a sua transformação.
“Temos que tirar o coitado da situação de pobreza, fazer com que as pessoas e as famílias vivam com dignidade. Temos que arrumar a Cidade Velha. Fazer a população participar na gestão, valorização e na preservação do sítio histórico. A Cidade Velha é pequena, mas suja”, lamentou.
Domingos Mendes para quem é preciso dar outro rumo à Ribeira Grande de Santiago, prometeu, caso mereça a confiança daquela população, melhorar o saneamento, finalizar a requalificação da orla marítima, criando assim alternativas para os visitantes.
“A prioridade das prioridades será arrumar a Cidade Velha. Ter uma cidade limpa, com água, luz, requalificar a cidade no geral, a todos os níveis, e promover a dinâmica de desenvolvimento, permitindo às famílias viverem muito melhor e felizes”, almejou.
Na Ribeira Grande de Santiago, concorrem ao cargo de presidente da câmara Nelson Moreira (PAICV), Domingos Veiga Mendes (MpD) e Cláudia Almeida (Independente).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
SC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar