Deputados do PAICV em Santiago Norte apelam ao Governo para melhorias na educação e ambiente (c/áudio)

Inicio | Política
Deputados do PAICV em Santiago Norte apelam ao Governo para melhorias na educação e ambiente (c/áudio)
02/10/25 - 07:27 pm

Tarrafal, 02 Out (Inforpress) – Os deputados do PAICV eleitos pelo círculo eleitoral de Santiago Norte destacaram, hoje, a necessidade urgente de o Governo reforçar investimentos na educação e no ambiente, na região, após uma visita aos municípios.

À imprensa, a deputada Eveline Ramos, porta-voz da comitiva, sublinhou que a equipa constatou várias dificuldades no sector educativo, nomeadamente escolas encerradas ou desativadas por falta de alunos, infraestruturas em estado de degradação e problemas resultantes da política de agrupamentos escolares.

No Tarrafal, os deputados observaram que uma escola foi desativada para servir de sede à delegação de Educação, facto que, segundo a deputada, tem gerado queixas de pais e encarregados de edução, já que as crianças, sobretudo do primeiro e segundo ano do Ensino Básico Obrigatório (EBO), precisam deslocar-se a maiores distâncias para frequentar as aulas.

“Encontramos escolas degradadas, como a de Trás-os-Montes, que carecem de intervenção imediata. O Governo deve assumir as suas responsabilidades e recuperar estas infraestruturas”, afirmou a deputada.

A comitiva reuniu-se ainda com a Câmara Municipal do Tarrafal, visto que as autarquias são responsáveis pelo pré-escolar no país, e reconheceu o esforço desta e de outras autarquias, que têm procurado parcerias para reabilitar estruturas herdadas em mau estado.

 

Segundo Ramos, seria essencial uma maior abertura do Governo para estabelecer parcerias institucionais com as câmaras municipais, de forma a garantir melhores respostas às comunidades educativas.

No domínio ambiental, a delegação visitou a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Tarrafal, construída há cerca de 30 anos.

Os deputados alertaram para o aumento de ligações e denunciaram que, como a água não está a ser utilizada, tem sido feito descarga no mar, sem controlo de qualidade adequado, situação que está a criar impactos negativos no turismo e nas actividades náuticas.

“O controlo trimestral é insuficiente. Apelamos ao Governo para reativar o laboratório de controlo de qualidade e estudar projectos de reutilização da água e evitar a descarga para o mar”, defendeu a porta-voz.

A visita dos deputados do PAICV antecede o debate com o ministro da Educação, agendado para a próxima semana, e teve como objectivo recolher informações sobre os principais desafios da região nos setores da educação e ambiente.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar