Cidade da Praia, 01 (Out) - Cabo Verde e a República Popular da China assinaram, hoje, um acordo de Cooperação Económica e Técnica, que prevê um financiamento no valor de mais de 10 milhões de dólares para a terceira fase do projecto Cidade Segura.
A cerimónia de assinatura foi conduzida pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieiram e pelo embaixador da China em Cabo Verde, Zhang Yang.
Após a assinatura deste acordo por troca de notas, na sua intervenção, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, agradeceu à China por esta cooperação e pelo financiamento deste “importante projecto” para Cabo Verde, que irá assegurar, disse, a construção de uma sociedade cada vez mais “pacífica e segura”.
Segundo a governante, o projecto “Cidade Segura” é de “extrema importância” para a segurança em Cabo Verde.
Miryan Vieira salientou que este projecto visa, sobretudo, fazer o estabelecimento de novos centros de comando nas cidades do Tarrafal de Santiago, Assomada e Porto Novo, e que este montante será empregue na expansão e na melhoria de centros de comando e data center na Praia e no Mindelo.
Com este montante, precisou que irão também reforçar a instalação do sistema de videovigilância nas cidades da Praia, Mindelo, Tarrafal de Santiago e Porto Novo, bem como na capacitação dos técnicos, sobretudo, para o monitoramento dos equipamentos que serão disponibilizados a Cabo Verde.
A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação lembrou que com a China, o país tem tido importantes projectos com repercussões positivas no processo de desenvolvimento deste arquipélago, essencialmente no sector da educação, desde a formação dos quadros em diferentes domínios, mas também na construção de infraestruturas escolares, tanto para o ensino primário, secundário como para o ensino universitário.
Para além do sector da educação, mencionou ainda sectores como novas tecnologias de informação e comunicação, da saúde, agricultura, com a construção das barragens, sublinhando neste sentido que a China tem sido um parceiro “muito importante”.
“É visível essa cooperação através de edifícios administrativos emblemáticos e estamos cada vez mais abertos para fomentar essa parceria com a República Popular da China e consolidar uma parceria que queremos que seja cada vez mais reforçada", vincou.
Por sua vez, o embaixador da China em Cabo Verde, Zhang Yang, disse que esta iniciativa significa o símbolo de "fortalecimento e de confiança" política mútua entre os dois países e que isto fomenta a cooperação pragmática bilateral existente.
“A China e Cabo Verde são bons amigos e verdadeiros parceiros e temos desenvolvido a nossa parceria estratégica desde o ano passado. Cabo Verde é um parceiro muito importante em África para China”, declarou o diplomata.
Quanto ao projecto “Cidade Segura”, realçou que faz votos para que Cabo Verde seja um país "mais seguro" para o bem-estar do povo.
“O país tem uma estabilidade política, segurança e uma sociedade muito boa, com uma nação muito inclusiva e aberta, um povo muito amigável”, elogiou Zhang Yang.
No final da sua intervenção, o diplomata afirmou que a China está disposta a juntar as mãos com Cabo Verde para continuar a apoiá-lo no seu processo de modernização.
DG/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar