Dia Internacional da Música: SCM destaca papel dos profissionais no enriquecimento da cultura nacional

Inicio | Cultura
Dia Internacional da Música: SCM destaca papel dos profissionais no enriquecimento da cultura nacional
01/10/25 - 06:31 pm

Cidade da Praia, 01 Out (Inforpress)- A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) endereçou uma mensagem especial aos autores, compositores, intérpretes e aos profissionais que tornam a música um alimento para a alma, sublinhando o seu contributo essencial para a cultura e identidade nacional.

No Dia Internacional da Música, celebrado hoje, 01 de Outubro, a Sociedade Cabo-verdiana de Música felicita a todos os fazedores de músicas, no país e na diáspora, que, de diferentes formas,  contribuem para a cultura e identidade nacional.

Em comunicado, a SCM destacou o papel dos autores, compositores, intérpretes, executantes, arranjadores, maestros, produtores, musicólogos, editores, investigadores e professores de música, bem como de todos os profissionais que elevam o património cultural do país através do seu talento e dedicação.

A SCM reafirmou o orgulho no trabalho desenvolvido pelos criadores cabo-verdianos, sublinhando que a música, além de enriquecer a cultura nacional, projecta Cabo Verde no mundo e reforça a sua identidade. 

Aproveitou ainda a ocasião para encorajar os profissionais da música a prosseguirem o caminho da criatividade, da inovação e da qualidade, garantindo, assim, o fortalecimento contínuo da indústria musical cabo-verdiana.

“A música ocupa um lugar único nas nossas vidas, emociona, inspira, desperta sentimentos e marca de forma especial os diferentes momentos do quotidiano”, lê-se no comunicado.

O Dia Internacional da Música, celebrado anualmente a 01 de Outubro, foi instituído em 1973 pelo International Music Council (IMC), com o objetivo de promover a paz, a amizade entre os povos, a aproximação das culturas e o reconhecimento universal da música como expressão artística e direito humano.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar