Cidade da Praia, 15 Nov (Inforpress) – O candidato do MpD à Câmara Municipal da Praia, nas autárquicas de 01 de Dezembro, prometeu hoje criar uma empresa municipal de gestão de lotes de terreno e de parque habitacional para maior “transparência” no processo de atribuição.
A candidatura de “Acelera Praia - um pacto pelo município e pelas pessoas”, liderada por Abraão Vicente, esteve hoje em conctato porta-a-porta no bairro de Vila Nova com a questão do acesso à habitação e requalificação habitacional na agenda.
Segundo o candidato, a ideia é atribuir lotes para construção de habitação completa e não apenas construção de casas de banho “como tem feito o actual edil praiense”.
“O nosso objectivo é atingir pelos menos 12 a 15% da necessidade de déficit das casas de banho nos próximos quatro anos. São cerca de 20 mil famílias, mas o nosso foco é o acesso à habitação completa e não faz sentido fazer casas de banho e deixar as pessoas com casas degradadas”, disse.
Abraão Vicente adiantou que esta iniciativa faz parte do pacote de combate à pobreza extrema, que é também uma das metas para a praia nos próximos quatro anos, diminuir o índice de modo a prestar assistência técnica social de maneira mais consequente e para aqueles que precisam de facto.
Explicou ainda que o projecto vai contribuir para uma maior transparência na atribuição de lotes para jovens famílias, mulheres e jovens empresários, numa parceria pública privada entre Governo, câmara municipal e empresas privadas de construção que já manifestaram interesse e validaram esta ideia.
“Pretendemos ter casas T2 e T3, no mínimo 1500 contos, a serem distribuídas para famílias, diferente daquilo que temos visto hoje em dia, ou seja, casas pequenas às vezes com menos de 100 metros quadrados e albergam mais de quatro a cinco famílias em algumas moradias”, apontou.
O candidato constatou, ainda, um conjunto de constrangimentos a nível de licenciamento, de alteração de Plano Director Municipal (PDM), alteração de lotes de terrenos, os quais querem desbloquear.
"É fundamental entendermos que todos esses problemas do acesso ao rendimento, ao emprego, e segurança são transversais e acreditamos que a vocação da câmara é promover um ambiente de facto onde podemos promover a criação de emprego e facilitar negócios", precisou.
A partir das 19:00, a candidatura do MpD realiza o seu comício de abertura de campanha na rua principal de Vila Nova.
Na Praia, concorrem ao cargo de presidente da câmara Francisco Carvalho (PAICV), Abraão Vicente (MpD), Romeu de Lurdes (PTS) e Juciliano Vieira (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
AV/CP
Inforpress/Fim
Partilhar