São Filipe: Câmara entrega equipamentos hospitalares ao hospital regional e à delegacia de Saúde

Inicio | Cooperação
São Filipe: Câmara entrega equipamentos hospitalares ao hospital regional e à delegacia de Saúde
29/09/25 - 06:15 pm

São Filipe, 29 Set (Inforpress) - A Câmara de São Filipe procedeu, hoje, 29, a entrega formal de um conjunto de equipamentos e consumíveis hospitalares ao Hospital Regional São Francisco de Assis (HRSFA) e à Delegacia de Saúde de São Filipe (DSSF).

Esta iniciativa visa reforçar os meios técnicos das instituições de saúde que servem a população do município de São Filipe, mas também da Região Fogo/Brava, no caso do HRSFA, segundo a vereadora responsável pela área da saúde, Vanilda Correia.

Os materiais, provenientes dos Estados Unidos da América, foram, segundo a vereadora, mobilizados através de parcerias com a diáspora cabo-verdiana durante as mais recentes missões de trabalho de equipas de edilidade de São Filipe aos EUA e aproveitou para agradecer os parceiros da diáspora pelo envolvimento na mobilização e envio dos materiais.

A chegada do contentor ocorreu no passado dia 25 de Setembro, integrando a estratégia da autarquia de mobilização de apoios internacionais para suprir carências locais em áreas prioritárias como a saúde e educação.

“Esta é mais uma prova de que a colaboração com a diáspora dá frutos concretos, especialmente quando se trata de áreas tão sensíveis como a saúde e educação e estes materiais vão melhorar as condições de atendimento e os serviços prestados à população”, disse a vereadora, que defendeu maior articulação com a direcção do hospital para informar a edilidade das suas necessidades, sobretudo de consumíveis, para que ela possa mobilizar junto dos seus parceiros.

O director-clínico do Hospital Regional São Francisco de Assis e da Região Sanitária Fogo/Brava, Dionísio Semedo, agradeceu em nome das instituições o gesto da edilidade de São Filipe, que visa contribuir para a melhoria do atendimento da população. 

“Há sempre necessidade de actualização e renovação dos equipamentos hospitalares, mas sobretudo a questão dos consumíveis que podemos ter algumas dificuldades em conseguir em tempo útil”, destacou Dionísio Semedo no acto de recepção formal que ocorreu nas instalações do Hospital Regional São Francisco de Assis.

Segundo o responsável, o donativo de equipamentos e materiais consumíveis vai servir a população e os utentes do sistema nacional de saúde da Região Fogo/Brava.

Da lista de equipamentos e materiais entregues às duas instituições de saúde estão incluídos 35 berços de ferro com insertos (25 para o HRSFA e 10 para a DSSF), 16 camas eléctricas hospitalares, duas macas hospitalares com insertos, dois elevadores de doentes, cadeira/poltrona almofadada, cadeira/andarilho, bomba infusora.

Quase sete dezenas de caixas de cateteres (infantis e outros), duas caixas de máscaras de oxigénio, 67 caixas de luvas descartáveis com 100 unidades cada, uma caixa com toucas, propés e máscaras, duas caixas com máscaras cirúrgicas, uma caixa com sistema de vácuo e outra com seringas constam dos materiais.

Da lista constavam ainda uma caixa com 24 pacotes de testes rápidos com 20 unidades cada, caixa com kits de cirurgia, um box com kits hospitalares diversos, oito pacotes de batas descartáveis/cirúrgicas, uma caixa com frascos de deodine para curativos, quatro bolsas com artigos hospitalares diversos (agulhas, cateteres, entre outros), uma caixa de conectores com dez caixas de 50 unidades cada e um kit de gel para ecografia

Com esta doação, a edilidade contribui directamente para o reforço da capacidade operacional do Hospital Regional São Francisco de Assis, responsável por atender não só o concelho de São Filipe, mas também toda a região Fogo/Brava, assim como da Delegacia de Saúde de São Filipe, que desempenha um papel fundamental na atenção primária à saúde.

O reforço de equipamentos hospitalares vai permitir melhorar as condições de internamento, assistência médica e diagnósticos, enquanto representa um alívio para o orçamento das unidades de saúde.

A Câmara reafirma o seu compromisso em continuar a mobilizar recursos através da diáspora e de parcerias internacionais, sempre com foco nas áreas prioritárias para o desenvolvimento social e bem-estar das comunidades locais.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar