Desafios de universitários cabo-verdianos em Portugal debatidos no Mindelo e na Praia

Inicio | Cooperação
Desafios de universitários cabo-verdianos em Portugal debatidos no Mindelo e na Praia
25/09/25 - 01:53 pm

Mindelo, 25 Set (Inforpress) – As cidades da Praia e do Mindelo acolhem, nos dias 29 de Setembro e 02 de Outubro, respectivamente, uma conferência para discussão dos desafios e o futuro dos estudantes universitários cabo-verdianos em Portugal.

A conferência, intitulada “Futuro superior: decisão, transição e desafios dos alunos cabo-verdianos no ensino superior em Portugal”, é organizada pelo Centro de Economia da Educação e pelo NOVAFRICA da Nova School of Business and Economics (Universidade Nova de Lisboa), com o apoio do Ministério da Educação de Cabo Verde.

O evento, conforme informações avançadas em nota de imprensa pelo Governo de Cabo Verde, deve reunir representantes do sector educativo cabo-verdiano e português, investigadores, professores e decisores políticos.

A ideia, segundo a mesma fonte, é criar um espaço de partilha de conhecimento, reflexão e diálogo sobre as oportunidades e obstáculos na frequência do ensino superior.

Por outro lado, vão ser apresentados os resultados de um projecto de investigação realizado entre 2022 e 2024 nas escolas secundárias de Cabo Verde.

O estudo, de acordo com o Governo, analisou as expectativas e intenções dos alunos do 12.º ano relativamente ao prosseguimento de estudos e acompanhou os seus percursos, tanto em Portugal como em Cabo Verde, para compreender os desafios encontrados na transição académica e social.

A sessão de abertura na cidade da Praia acontece na Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos e deve contar com a presença do ministro da Educação de Cabo Verde, do director Nacional da Educação e do director-geral do Ensino Superior.

No Mindelo, a abertura tem lugar no Liceu Ludgero Lima e será feita pelo delegado do Ministério da Educação em São Vicente.

LN/HF

Inforpress/Fim

Partilhar