Fogo: IV conferência da Presidência da República sobre a Década do Oceano movimenta Região Fogo/Brava

Inicio | Ambiente
Fogo: IV conferência da Presidência da República sobre a Década do Oceano movimenta Região Fogo/Brava
25/09/25 - 10:03 am

São Filipe, 25 Set (Inforpress) – A ilha do Fogo será, nos dias 10 e 11 de Outubro, epicentro do encontro internacional dedicado ao oceano e à sustentabilidade, mas que irá movimentar toda a Região Fogo/Brava, na primeira semana, com actividades diversificadas.

Trata-se da IV Conferência da Presidência da República sobre a Década do Oceano, sob o lema “Unindo saberes, protegendo os mares: ciência oceânica para todos”, uma iniciativa promovida pelo Presidente da República, José Maria Neves, patrono da aliança da década do oceano designado pela UNESCO.

A conferência contará com cerca de 200 participantes, entre especialistas, decisores políticos e representantes da sociedade civil, oriundos de Cabo Verde, da CPLP, África, Europa e de Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS, sigla em inglês).

Segundo a programação, a conferência estende-se também à ilha Brava e envolve activamente os quatro municípios da Região Fogo/Brava numa semana de actividades preparatórias que decorrerá de 02 a 09 de Outubro.

A conferência reafirma o compromisso de Cabo Verde com os princípios da década das Nações Unidas da ciência oceânica para o desenvolvimento sustentável (2021–2030), destacando o oceano como fonte de vida, identidade e motor estratégico do desenvolvimento sustentável do país.

A programação da conferência inclui painéis temáticos sobre literacia oceânica, acesso ao conhecimento científico, governança sustentável e cooperação internacional, com ênfase nos desafios 09 e 10 da Década do Oceano “competências, conhecimento e tecnologia para todos” e “mudar a relação da humanidade com o oceano”.

A semana que antecede a conferência será marcada por uma série de actividades descentralizadas nos quatros municípios da Região Fogo/Brava, nomeadamente São Filipe, Mosteiros, Santa Catarina do Fogo e Brava, promovendo o envolvimento da comunidade local, especialmente de jovens, pescadores, estudantes e líderes associativos.

Entre as acções previstas para a semana de 02 a 09 de Outubro, destacam-se um workshop com líderes juvenis nacionais e da lusofonia, intercâmbios entre líderes associativos do sector das pescas, concursos de desenhos e jogos infantis, palestras em escolas, regatas de botes e concursos de natação.

Plantação de árvores nos quatro municípios, manifestações culturais da Região Fogo/Brava, exibição de filmes e documentários como “Mar-Liso – Património Marítimo Cabo-verdiano”, “Património Cultural Submerso” e “Cabo Verde, Oásis Submerso”, workshop com estudantes do Ensino Básico Obrigatório (EBO) sobre a canção “Doce Guerra” e formação em primeiros socorros e técnicas de salvamento aquático constam da programação para a semana que antecede a conferência.

A realização desta conferência reforça o papel de liderança de Cabo Verde na agenda da sustentabilidade oceânica, assim como a construção de uma consciência colectiva sobre a protecção dos mares e será uma oportunidade para projectar a imagem de um país comprometido com os desafios globais e com a valorização do seu vasto património marítimo, científico e cultural.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar