Cidade da Praia, 24 Set (Inforpress) – A FIFA, através do seu Comité Disciplinar, sancionou hoje a FCF com uma multa em cerca de 589 mil escudos (5.000 francos suíços), devido a incidentes registados após o jogo Cabo Verde 1–0 Camarões, disputado a 09 de Setembro.
No final da partida, realizado no Estádio Nacional, referente à oitava jornada do Grupo D de qualificação africana para o Mundial’2026, os adeptos cabo-verdianos invadiram o relvado do jogo para comemorar a vitória com os jogadores, situação que motivou a punição disciplinar.
Entretanto, em comunicado de imprensa, a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) apela aos adeptos e ao público em geral a um comportamento correcto e ao cumprimento rigoroso das regras de ordem e segurança no jogo de 13 de Outubro, frente à Eswatini, a ser disputado no Estádio Nacional.
Antes, no 08 de Outubro, Cabo Verde defronta a Libia, em Trípoli, sendo certo que uma vitória dos “Tubarões Azuis”, ou um empate no caso dos Camarões empatar ou perder na recepção à Angola ditará a qualificação inédita de Cabo Verde num Mundial.
A duas jornadas do término dos jogos da fase de grupos, Cabo Verde lidera o Grupo D com 19 pontos, seguido dos Camarões com 15, Líbia 14, Angola 10, Maurícias 08 e Eswatini, 02 pontos.
De acordo com o regulamento da FIFA, os vencedores de cada um dos nove grupos africanos se classificarão para a Copa do Mundo da FIFA’2026, ao passo que os quatro melhores segundos colocados vão disputar um torneio qualificativo para a Copa do Mundo da FIFA.
O Mundial’2026 vai ser disputado nos Estados Unidos da América, Canadá e México.
OM
Inforpress/Fim
Partilhar