
Porto Novo, 24 Set (Inforpress) – A Escola Secundária António Silva Pinto, na Ribeira das Patas, Porto Novo, e o Centro de Emprego e Formação Profissional de São Vicente pretendem unir esforços na sensibilização dos jovens para participarem nas acções de formação profissional.
Uma nota emitida pela Escola Secundária António Silva Pinto informou que já houve um encontro entre as duas instituições que teve como foco principal a sensibilização e incentivo dos jovens naturais do Porto Novo, que residem em São Vicente.
A iniciativa visa especialmente aqueles que concluíram o 9º, 10º e 12º anos de escolaridade e que estão interessados em ingressar nas formações disponíveis no Centro de Emprego e Formação Profissional de São Vicente, avançou a mesma fonte.
Este tipo de iniciativa é crucial para fomentar a educação e o desenvolvimento profissional em Cabo Verde, contribuindo para a melhoria das condições de vida e das oportunidades de emprego para os jovens”, referiu ainda a nota.
Enquanto isso, o município Porto Novo está em vias de contar com um polo de formação profissional, cuja inauguração deve acontecer ainda neste mês de Setembro ou nos princípios de Outubro.
Este polo irá reforçar a actuação do IEFP nos setores de hotelaria, construção civil (eletricidade, canalização, soldadura), tecnologias de informação, entre outras áreas de relevância para o processo de crescimento económico e social da ilha de Santo Antão, conforme uma nota do IEFP.
Esta infra-estrutura, que vai funcionar na antiga instalação da fábrica de queijo do Porto Novo, responde a uma preocupação dos jovens deste município que se têm queixado da ausência de um espaço adequada para a realização dos cursos adaptados ao mercado de trabalho.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar