Cidade da Praia. 20 Set (Inforpress)- Quarenta participantes concluíram, sexta-feira, 19, na cidade da Praia, a formação de Monitores de Actividade Físicas- MexiMexê, destinada à região de Sotavento, promovida pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).
A acção de capacitação teve como parceiros a Direção Nacional de Saúde e a Cruz Vermelha de Cabo Verde.
O encerramento foi presidido pelo ministro adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, que salientou a relevância de preparar novos agentes desportivos.
Destacou que o trabalho destes monitores contribuirá para uma comunidade mais saudável, para a redução de custos na saúde pública e para a abordagem mais técnica e adequada junto das populações.
Carlos Monteiro garantiu ainda que o Governo está disponível para acolher projectos dos formandos e colaborar na sua implementação, em articulação com os municípios.
A iniciativa, de acordo com a mesma fonte, teve como objectivo capacitar novos monitores para dinamizar actividades físicas seguras, inclusivas e adaptadas a diferentes faixas etárias, no quadro da estratégia nacional MexiMexê, que visa promover a saúde, o bem-estar e a inclusão social através da prática regular de actividade física.
Com esta formação, pretende-se assegurar a presença de técnicos qualificados em todos os municípios, preparados para trabalhar com a população desde os mais jovens até os mais idosos.
A formação incluiu módulos como anatomia e fisiologia humana, primeiros socorros e situações de emergências, benefícios socioeconómicos da actividade física, impacto da inatividade física na economia, jogos e actividades lúdicas para aulas de grupo, prescrição de exercícios, desenvolvimento da condição física e organizações de eventos desportivos.
Concluída esta etapa, a mesma capacitação será direcionada à região de Barlavento, com realização prevista para a ilha da Boa Vista, entre os dias 05 e 11 de Outubro.
KF/SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar