Campeonato Africano Júnior de Xadrez decorre com forte participação e já vai na quarta ronda- federação (c/áudio)

Inicio | Desporto
Campeonato Africano Júnior de Xadrez decorre com forte participação e já vai na quarta ronda- federação (c/áudio)
20/09/25 - 01:39 pm

Cidade da Praia, 20 Set (Inforpress) – O Campeonato Africano Júnior de Xadrez, que tem sido marcado por uma forte competição e elevado nível técnico, já atingiu a quarta ronda com campeões a defender o título, avançou hoje o presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez.

Em declarações à Inforpress, no município da Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha), Francisco Carapinha revelou que o País está representado com oito jogadores, quatro na categoria open e quatro na feminina, sendo a segunda maior delegação depois de Angola, que participa com dez atletas.

O dirigente referiu que a competição está “a decorrer muito bem” e, apesar de ainda estar na quarta ronda, os vencedores deverão ser definidos nas rondas finais, agendadas para os dias 23 e 24, terça e quarta-feira, às 15:00.

Este domingo, 21, disse que está previsto um dia de folga para os participantes, que terão a oportunidade de visitar o município onde decorre o campeonato, Património Mundial da Unesco, numa iniciativa que alia o xadrez à promoção turística e cultural do país.

Apesar do entusiasmo pela organização do evento, o presidente da federação reconheceu a elevada dificuldade de conquistar o título, dada a qualidade dos adversários, em particular dos campeões em título open e feminino provenientes do Egito.

“Ganhar a competição é difícil, aliás, não vou dizer que é impossível, porque impossíveis não há, mas é muito difícil porque os outros jogadores que temos aqui, por exemplo o jogador que é campeão da competição open, do Egito, é um jogador já de top mesmo sendo jovem”, admitiu.

Francisco Carapinha destacou ainda o progresso da federação nacional, que em nove anos já conseguiu organizar um evento de grande dimensão, qualificando o campeonato como “a segunda competição mais importante do calendário africano de xadrez”.

“Trazer para cá um campeonato deste já é uma grande demonstração de qualidade que nós estamos a apresentar, pelo menos em termos organizativos”, pontuou, realçando a importância de os jovens cabo verdianos participar neste evento. 

Entre os competidores cabo-verdianos estão Márcio Pires da Luz, campeão nacional júnior de xadrez 2025 e Pedro Pires, 3.º classificado nacional.

Márcio Pires da Luz sagrou-se campeão nacional Júnior de Xadrez 2025, com 4,5 pontos, durante a competição realizada na ilha do Sal, enquanto Pedro Pires celebrou o 3.º posto a nível nacional, com 3,5 pontos.

O Campeonato Africano Júnior de Xadrez decorre até ao dia 25 de Setembro e conta com o apoio do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e do Comité Olímpico Cabo-verdiano.

LT/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar