Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) – O ministro da Energia, Alexandre Monteiro, esclareceu que os sucessivos cortes de energia em Santiago estão relacionados com avarias em três grupos geradores, cuja reposição da normalidade depende da chegada de peças do exterior.
Em entrevista ao Jornal da Noite da Televisão de Cabo Verde (TCV), edição de domingo, o governante avançou que actualmente estão em funcionamento três grupos, enquanto outros três aguardam por reparação.
Assegurou que as peças já foram encomendadas e todos os esforços estão a ser feitos para que cheguem ao país com a maior brevidade possível.
Monteiro esclareceu que, embora tivesse sido planeado o fim dos cortes a partir de sexta-feira, 12, uma nova avaria, registada horas antes da entrada em funcionamento de um dos grupos de grande potência, acabou por agravar a situação.
Trata-se, segundo o governante, de uma falha que não é grave, mas que requer peças específicas a serem importadas.
O ministro reconheceu que a situação actual é excepcional, uma vez que nunca se verificou a indisponibilidade de metade dos seis grupos de produção.
Sublinhou ainda que, em condições normais, três grupos são suficientes para abastecer Santiago durante grande parte do ano, e com quatro ou cinco grupos é possível garantir o fornecimento de energia sem interrupções.
“Nunca tivemos, ecfetivamente, essa situação, em seis grupos, ter praticamente 50% de avarias”, apontou.
Monteiro garantiu que o Governo está a apoiar a Electra com um plano de manutenção e reforço da segurança energética.
“A empresa está a aguardar respostas de propostas de entrega e teremos o prazo para saber quando, mas tudo indica que a peça a substituir pode vir via aérea, a questão de disponibilidade seria mais rápida, portanto, há outros que exigem materiais, produtos químicos que não podem ser também transportados via aérea”, acrescentou.
O governante pediu desculpas à população e às empresas pelos transtornos causados, assegurando que todas as diligências estão a ser feitas para acelerar o processo e restabelecer a normalidade no fornecimento de energia elétrica em Santiago.
AV/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar