Ribeira Grande, 07 Set (Inforpress) – A equipa da Rua D´Água conquistou a sua primeira Copa Futsal Ribeira Grande, este sábado, após vitória 4-3 ante a Giratória, consagrando-se vencedora da IX edição da prova no Pavilhão David Fortes, na Povoação.
A equipa da Rua D´Água iniciou o jogo da final com pressão mais forte sobre o adversário e adiantou no embate com dois golos, primeiro por Reider e, depois, Pimpim (2-0), mas a equipa da Giratória cresceu no duelo e empatou, ainda na primeira parte, com golos de Nuck e Deck.
Na segunda parte da final, a equipa da Rua D´Água voltou a mostrar uma melhor eficácia, estabelecendo o terceiro e o quarto golo da final, graças a Stefan e Pimpim, o que provocou a reação da equipa adversária que viu Neck reduzir (4-3) para a GiratóriaTeam, fechando o placar e consagrando a vitória para a equipa da Rua D´ Água que depois da presença em várias finais da copa conseguiu o seu primeiro troféu.
O treinador da equipa da Rua D´Água, Monike do Rosário, disse, em declarações à Inforpress, que apesar dos falhanços anteriores sempre existiu muita expectativa para a conquista do troféu e conseguiram, numa final que foi muito táctica.
“No ano passado, deixamos o troféu escapar aqui no Pavilhão, mas este ano viemos focados para levar o troféu para casa, porque a Rua D´Água focou na competição, respeitando os adversários e a final saiu-nos como estávamos a imaginar”, disse.
Por seu turno, João Santos, treinador da Giratória Team, que disputou a sua primeira final da copa, disse que apesar do insucesso foi uma grande final, e que na final todos são grandes vencedores.
“Foi um grande jogo, uma grande final, muito bonita. Infelizmente, nós pecamos. Literalmente oferecemos à equipa de Rua D´Água três golos, mas o jogo foi muito bonito, um espetáculo. Agora é levantar a cabeça e continuar a trabalhar em outras provas. Melhor era termos ganhado o jogo, mas para o ano vamos regressar”, frisou.
O vereador do Desporto no município da Ribeira Grande, Pedro da Luz, engrandeceu a dimensão do evento, parabenizou a equipa vencedora e os responsáveis da Copa, e aproveitou para desafiar os promotores de outras modalidades a realizarem torneios como o da Copa Futsal.
A Copa Futsal, realizada no município da Ribeira Grande, é considerada um dos melhores eventos desportivos da ilha, por isso, Eliseu Fortes, um dos organizadores da competição, falou de um grande evento que "já alcançou uma dimensão surpreendente".
“Ano após ano estamos a ficar com a sensação de que a cada edição tudo está a melhorar. Hoje os bilhetes esgotaram por volta das 16:00, e num espaço que leva 900 pessoas vendemos 1600 bilhetes, no entanto muitas pessoas não puderam assistir a final”, disse.
Segundo a mesma fonte, além do desporto, a Copa Futsal voltou a abraçar a vertente solidária com a “Camisa 6” e este ano a arrecadação de apoios cresceu ainda mais beneficiando também as vítimas da tempestade de 11 de Agosto que assolou a ilha de São Vicente.
Rua D´Água, da Ribeira Grande, sucedeu à equipa do We Dem Boys, do Paul, que conquistou a edição 2024-
Além da conquista da IX da Copa 2025, que mereceu 60.000 escudos em prémio, Rua D´Água levou a maior taça, os troféus de melhor treinador (Monike), Melhor Guarda-redes (Balú), Melhor jogador (Di Maldini), enquanto que a equipa da Giratória recebeu 40.000 escudos pelo segundo lugar, viu o atleta Calça premiado como o melhor marcador, enquanto o time Estrela Real levou a taça fair-play.
Contrariamente ao que foi anunciado em outras peças a Copa Futsal Ribeira Grande vai na sua IX edição e não na X da Copa Futsal, por isso os organizadores do evento corrigiram o sucedido, justificando o “decurso” com uma edição que não foi realizada por altura da pandemia da covid-19 mas que estava a ser contabilizada.
Trinta equipas, provenientes dos três municípios de Santo Antão, marcaram presença na IX edição da Copa Futsal que arrancou no início do mês de Agosto com duas do Porto Novo, seis do Paul e 22 da Ribeira Grande.
Desde a estreia da competição, as equipas da Ladeira, Sinagoga (tetra campeã), Mão Prá Trás, Eito Futsal ,We Dem Boys e Rua D´Água são as vencedoras da copa Ribeira Grande.
A final da Copa 2025 esgotou o Pavilhão David Fortes, e muitos foram obrigados a acompanhar a final através da transmissão live-stream.
EL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar