Mindelo, 30 Ago (Inforpress) – O Conselho Local da Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV), em São Vicente, pretende realizar na próxima semana uma formação direccionada aos bombeiros municipais, líderes comunitários e outras entidades para intervir em primeiros socorros psicológicos.
A formação vai ser ministrada pelo psicólogo e voluntário da Cruz Vermelha Jacob Vicente que na sexta-feira, 29, terminou, também em São Vicente, um outro curso dentro da mesma temática direccionada a voluntários e colaboradores da CVCV.
Conforme a mesma fonte avançou à Inforpress, a formação vai ter réplica na próxima semana, desta feita voltada para bombeiros municipais, associações e líderes comunitários e outras entidades.
Este novo público mostrou interesse em saber mais de primeiros socorros psicológicos em situações de catástrofe, tal como aconteceu com a passagem da tempestade Erin no dia 11 de Agosto, em São Vicente.
“Em situações de calamidade há sempre escassez de recursos humanos, então dentro do contexto de emergência há essa necessidade de capacitar para respostas concretas e aumentar essa intervenção”, explicou Jacob Vicente.
E neste mesmo sentido, a CVCV esteve entre quinta-feira, 28, e sexta-feira, 29, a formar 30 voluntários que, conforme a mesma fonte, nem sempre estão prontos para enfrentar situações em que contam com eles.
A acção formativa, elucidou, permite aos voluntários ter capacidade de encaixe a ajudar a população, que, em cenários de calamidade, defronta vulnerabilidades diversas.
Formação em Intervenção comunitária, inclusão social e género em tempos de calamidade, com foco em primeiros socorros psicológicos, integra a campanha “Reconstruir com Esperança” implementada pela Cruz Vermelha de Cabo Verde, com vista a reforçar as competências, a solidariedade e a resiliência nas comunidades.
LN/AA
Inforpress/Fim
Partilhar